Neomudéjar em Madrid – Igreja da Buena Dicha

Ao lado da Gran Vía de Madrid existe uma pequena jóia arquitetônica, que muitas vezes passa desapercebida pelas milhares de pessoas que circulam diariamente por esta emblemática rua da capital de Espanha. O post de hoje está dedicado a Igreja da Buena Dicha, situada na pequena Calle Silva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA atual Igreja da Buena Dicha foi levantada em 1913 pelo arquiteto Francisco García Nava, que combinou os estilos neomudéjar e o neogótico tanto na fachada, quanto em seu interior. A fachada foi construída com tijolos e pedra, além de ter sido decorada com cerâmica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo exterior destacam os 3 grandes arcos de ferradura, sustentados por colunas de pedra com capitéis de influência gótica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cada lado erguem-se duas torres inspiradas no mudéjar. A origem desta bela e desconhecida igreja se remonta ao ano de 1594, quando se fundou o Hospital de N.Sra de la Concepción y de la Buena Dicha, cujo objetivo era atender os mais necessitados do bairro. Também foi construída uma igreja, que foi demolida para a construçao do templo que vemos atualmente. Nesta anterior igreja, muitas das heroínas que ofereceram resistência contra os franceses durante a ocupaçao napoleônica foram nela sepultadas, devido a sua proximidade com as batalhas que ocorreram no dia 2 de Maio de 1808.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre as heroínas mais famosas, citamos a Clara del Rey e Manuela Malasaña, personagens que se tornaram lendários na luta contra o exército de Napoleao. Ambas receberam nome de ruas. A Manuela Malasaña se deve inclusive o nome do famoso Bairro onde se situa a igreja, o Bairro de Malasaña.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da Igreja da Buena Dicha é realmente magnífico, onde os elementos neogóticos e neomudéjares se combinam perfeitamente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO altar maior está presidido por um retábulo modernista do escultor Urbano Parcero, com uma imagem da Virgem da Buena Dicha, original do séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm grande vitral sobre a criaçao do mundo, também modernista, decora o corpo principal da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAImpressionante é a bôveda de crucería realizada no chamado estilo califal, formando uma estrela de 8 pontas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo vocês podem observar, Madrid conta com uma quantidade enorme de belas igrejas, que devem ser conhecidas como local de culto e preservadas como parte de seu imenso patrimônio artístico, histórico e cultural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s