Parque da Fonte do Berro – Madrid

Uma das áreas verdes mais agradáveis de Madrid, o Parque da Fonte do Berro é um ilustre desconhecido, até mesmo para os madrilenhos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAntigamente uma chácara, suas origens se remontam ao séc. XVII, quando seu terreno foi adquirido pelo rei Felipe IV. Sua existência está intimamente relacionada a Fonte do Berro, uma das fontes históricas de Madrid. Suas águas terapêuticas sempre foram apreciadas pelos madrilenhos, especialmente os membros da Família Real. Já durante a Dinastia Austríaca dos Habsburgos, a água  da fonte era consumida pelos poderosos monarcas espanhóis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o advento da Dinastia dos Bourbones, a tradiçao em consumir a agua da Fonte do Berro prosseguiu, pois Felipe V gostava das denominadas águas gordas, que jorravam da fonte. Durante um bom tempo, era conhecida também como a Fonte do Rei. A famosa água procedia do denominado Arroyo Abrónigal, um riacho que foi sepultado depois da construçao da rodovia de circunvalaçao M30, que passa ao lado do parque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fonte em si é simples, com o escudo da cidade de Madrid em uma de suas laterais. Infelizmente, encontra-se um pouco esquecida e abandonada. O referido monarca Felipe V cedeu o terreno do parque aos frades beneditinos do Monastério de Montserrat (situado na Comunidade da Catalunha). A doaçao incluía o desfrute do lugar, mas nao a utilizaçao da água, que permanecia sob controle real. Quando se construiu a Igreja de Montserrat em Madrid, o parque voltou a ser propriedade real. Depois, passou por outros proprietários, até que em 1948 foi adquirido pela Prefeitura de Madrid, que o transformou num parque público.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Parque da Fonte do Berro foi declarado Jardim Histórico, e o palacete que formava parte da antiga chácara foi transformado num museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o parque está repleto de estátuas de  personalidades do mundo das artes e da literatura, tanto nacionais, quanto estrangeiros. Um dos homenageados é o poeta russo Alexander Pushkin (1799/1837).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Entre os espanhóis, mencionamos a Gustavo Adolfo Bécquer (1836/1870), poeta romântico, um dos mais conhecidos do idioma castelhano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOu entao, o músico Enrique Iniesta (1906/1969).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor seu legado histórico e as belas paisagens que oferece, o Parque da Fonte do Berro merece ser mais conhecido e valorizado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

1 comentário Adicione o seu

  1. MariaLDário disse:

    Que lindo! Obrigada pela postagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s