Igreja de Santa Maria – Colmenar de Oreja

A Igreja de Santa Maria La Mayor é o principal monumento religioso de Colmenar de Oreja e uma das mais notáveis igrejas da Comunidade de Madrid. Suas grandes dimensoes fazem com que possa ser vista desde muitos pontos da localidade, inclusive de sua Praça Maior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo foi construído no séc. XIII pela Ordem de Santiago, na época proprietária da vila de Colmenar de Oreja, e a ela pertenceu até 1540. No séc. XVI, foi ampliada e seu aspecto de fortaleza se manteve até os dias atuais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo exterior, o destaque é sua imensa torre de 62 metros de altura, cuja construçao é atribuída a Juan de Herrera, arquiteto do Monastério del Escorial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santa Maria possui 3 entradas de acesso. Abaixo, vemos uma delas, com a imagem de San Bernardino de Siena presidindo a fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1886, um incêndio destruiu parte da torre e a cobertura das naves, sendo restaurada em 1932. A Guerra Civil afetou principalmente sua ornamentaçao interior, perdendo muitas obras de arte. Na sequência, vemos uma imagem da cúpula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA O Altar Maior foi realizado pelo artista Cristóbal Adonza (séc. XVI).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO fabuloso órgao, que propicia belos concertos na igreja, foi doado em 2009 por D. María Pérez García, uma moradora da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santa Maria goza da máxima proteçao outorgada pelo Patrimônio Histórico da Comunidade de Madrid, quando em 1982 foi declarada Bem de Interesse Cultural. Em ambos lados do presbitério vemos duas pinturas murais realizadas pelo pintor mais famoso da cidade, Ulpiano Checa (1860/1916). Abaixo, vemos uma delas, que representa a Visitaçao de Maria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém de pintor, Ulpiano Checa foi escultor e ilustrador. O Museu do Prado e o Thyssen Bornemiza de Madrid possuem quadros seus. Em Colmenar de Oreja podemos conhecer o museu a ele dedicado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s