Boadilla del Monte – Comunidade de Madrid

Boadilla del Monte é outra das localidades pertencentes a Comunidade de Madrid que vale a pena conhecer. Com cerca de 50 mil habitantes, situa-se na zona oeste metropolitana da capital. Seu nome é uma referência a D. Beatriz de Boadilla, antiga proprietária destas terras, e membro do Condado de Chinchón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade guarda alguns tesouros da comunidade, como a Igreja Paroquial de San Cristóbal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruída a partir do séc. XIII, possui uma notória influência mudéjar, tanto em seus muros, quanto na torre campanário. Esta se destaca por sua composiçao maciça, talvez levantada sobre uma antiga atalaia defensiva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos algumas imagens do interior, composto por 3 naves separadas por arcos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA capela mais importante  foi erguida em época barroca com os restos de González de Uzqueta, senhor de Boadilla no séc. XVII, e fundador do Convento de la Encarnación.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja foi parcialmente destruída na Guerra Civil, sendo restaurada em 1944. O Convento de la Encarnación acima mencionado foi construído em 1674 para a comunidade religiosa da Ordem das Carmelitas Descalças. No séc. XVII, muitos membros da corte fundaram instituiçoes monásticas,  como consequência da grande religiosidade marcada pelo período da Contrareforma Católica, e também para manifestar seu poder e prestígio social.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste convento se insere dentro deste contexto, pois foi fundado pela esposa de Juan González de Uzqueta, Conselheiro Real e senhor da vila de Boadilla del Monte neste período. O convento foi habitado até a década de 70 do séc. XX, quando as religiosas foram levadas a um novo edifício, situado próximo ao convento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA construçao é um exemplo da primeira fase do Barroco Espanhol, com sua característica austeridade decorativa, devido a influência que exerceu a construçao do Monastério de El Escorial, mesmo cem anos depois. Atualmente, o antigo convento foi transformado num hotel. Além das pessoas que nele se hospedam, vemos também a simpáticas gaivotas que o escolheram como lugar de residência, no alto da igreja do antigo convento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar destas belas construçoes, a cidade de Boadilla del Monte acabou sendo conhecida históricamente pelo famoso Palácio do Infante D.Luis, uma notáel construçao do neoclacissismo madrilenho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Infante Luis Antonio de Borbón y Farnésio foi o menor dos filhos do rei Felipe V, e no séc. XVIII tornou-se proprietário da vila. O palácio foi construído por Ventura Rodríguez, um dos arquitetos mais importantes e prolífixos da época. Nao tive sorte, pois quando fui conhecer a cidade e o palácio, este estava sendo totalmente restaurado, e nao pude conhecer seu interior. A enorme fachada estava coberta por uma lona que impedia sua visualizaçao. Quando as obras terminem, espero visitá-lo, e entao, vocês poderao conhecê-lo também.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo menos, pude conhecer a famosa Fonte que Ventura Rodríguez construiu em frente ao palácio. Seu aspecto monumental tinha como finalidade servir de depósito de água para o palácio, regulando o abastecimento hidráulico do mesmo, através de uma rede de canais subterâneos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABoadilla del Monte foi declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1974, por sua relevância histórica e arquitetônica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s