Navalcarnero – Comunidade de Madrid

Existem lugares que nos surpreendem de uma  forma tao intensa que acabam superando as mais otimistas espectativas. Este foi o caso da localidade de Navalcarnero, situada na zona sudoeste da Comunidade de Madrid, distante somente 30 km da capital espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANao por acaso, Navalcarnero  possui uma grande vocaçao turística, graças ao seu centro histórico repleto de atraçoes para o visitante. A cidade é considerada um dos 6 municípios mais importantes de toda a Comunidade de Madrid do ponto de vista turístico, junto com Aranjuez, Chinchón, Madrid, Alcalá de Henares e San Lorenzo de El Escorial (todos eles com abundantes matérias no blog). Um de seus principais cartoes de visita é a sua gastronomia, com restaurantes excelentes para poder degustá-la. Um dos mais tradicionais é o chamado Las Cuevas del Carnero.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO nome Cuevas é uma referência aos antigos espaços destinados à conservaçao de alimentos e, principalmente, vinhos, existentes por toda a cidade, como se fossem grutas. No restaurante acima mencionado, podemos comer num destes emblemáticos lugares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa realidade, Navalcarnero está formada por uma extensa rede de cuevas (antigamente se contabilizaram 139 delas), sendo que algumas delas podem ser visitadas. No passado, este labirinto de cuevas estava comunicado entre si, permitindo atravessar o povoado por galerias subterâneas. Abaixo, vemos outra cueva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA origem destas cuevas é desconhecida. É provável que o costume de conservar os alimentos e a produçao agrícola da regiao nestes lugares date da época da fundaçao da cidade. Sao lugares perfeitos para esta funçao, graças as condiçoes de humidade e temperatura existentes no local. Além do mais, o próprio terreno arenoso sob o qual se assenta a cidade favoreceu sua formaçao e posterior utilizaçao. Um dos cultivos mais tradicionais da vila é a uva e o vinho produzido em Navalcarnero possui prestígio internacional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO vinho de Navalcarnero pertence a Denominaçao de Origem Madrid, e sua história pode ser conhecida no Museu do Vinho da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu está situado numa antiga bodega do séc. XIX, e nele também podemos conhecer outras das cuevas existentes. Antes de chegar ao museu, me impressionou sua entrada, decorada com pinturas alusivas aos costumes vinícolas da regiao, sua história e produçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra tradiçao fundamental do povoado sao as festas taurinas, de grande interesse turístico. O Encierro (modalidade taurina em que as pessoas correm junto com os touros pelas ruas da cidade) de Navalcarnero atrai a milhares de vsitantes durante as festividades celebradas anualmente no mês de setembro. Uma escultura no centro da cidade celebra o evento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Encierro mais famoso de Espanha é realizado anualmente em Pamplona, capital da Comunidade de Navarra, durante as festas em honra a San Fermín, padroeiro da cidade. Milhares de pessoas correm com os touros e muitos acabam tropeçando, virando presa fácil para as investidas dos animais. A tradiçao taurina de Navalcarnero se remonta ao ano de 1650, quando foram realizadas as primeiras corridas de touro na cidade, um privilégio poucas vezes concedido a um povoado. A partir de entao, tornou-se uma tradiçao que persiste atualmente. Abaixo, vemos a Praça de Touros Félix Colomo, cujo nome é uma homenagem ao toureiro mais ilustre da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos alguns dos monumentos mais importantes da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s