Castelo de Villaviciosa de Odón – Comunidade de Madrid

Villaviciosa de Odón é um tranquilo município localizado na regiao oeste da área metropolitana de Madrid. Com cerca de 26 mil habitantes, é um verdadeiro remanso de paz bem próximo à capital.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA foto acima corresponde à Praça do Ayuntamiento. Abaixo, vemos o Edifício da Prefeitura de Villaviciosa de Odón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma excurçao de um dia é perfeita para se conhecer o povoado e tirar algumas fotografias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAVillaviciosa de Odón é conhecida principalmente por seu castelo que, na realidade, mais se parece com um palácio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta fortaleza foi construída, inicialmente, no princípio do séc. XV pelos primeiros Condes de Chinchón. Sobre ela, se edificou o castelo atual em 1496 pelo Marquês de Moya. Como sempre acontece, o castelo sofreu duros golpes em seus mais de 5 séculos de existência. Logo depois de sua construçao, foi arrasado em 1521 durante as denominadas Guerras de Comunidades. No final deste século, foi reconstruído pelo arquiteto do Monastério de El Escorial, Juan de Herrera.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADa nobreza, o castelo passou a ser propriedade real, quando o rei Felipe V o adquiriu em 1738. Seu sucessor, Fernando VI, o declarou Real Sítio, ou seja, a denominaçao que recebem as propriedades reais utilizadas como ócio, residência de verao, etc. Quando sua esposa Bárbara de Bragança (1711/1758) faleceu, Fernando VI se retirou deprimido ao castelo, e nele passou o resto de sua vida, falecendo um ano depois de sua esposa, em 1759. Sob a direçao de Ventura Rodríguez, o castelo foi reformado e nesta época atingiu sua época de maior esplendor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO castelo possui uma planta quadrangular, com três torres circulares e uma grande Torre de Homenagem, também de base quadrada, que vemos acima. Durante a Guerra Civil Espanhola do séc. XX, foi saqueado, servindo de alojamento tanto para os republicanos, quanto para os nacionalistas. Em 1965, os proprietários descendentes dos Condes de Chinchón venderam o imóvel ao estado, e novamente foi restaurado. Atualmente, pertence ao Ministério de Defesa, e nele acolhe o Arquivo Histórico do Exército do Ar (denominaçao das forças armadas correspondente à Aeronáutica, no Brasil).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando estive na cidade, o castelo estava fechado e nao pude visitá-lo em seu interior. Em uma das laterais da fortaleza, Ventura Rodríguez, o arquiteto acima mencionado, realizou no séc. XVIII o projeto de uma bela fonte, chamada Fonte dos 3 Canos, que ainda se conserva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro personagem histórico associado a Villaviciosa de Odón foi Manuel Godoy, o primeiro ministro do rei Carlos IV, que construiu na cidade um palácio, atualmente transformado em um centro cultural.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s