Ciudad Rodrigo – Parte 2

A ocupaçao de Ciudad Rodrigo  remonta ao período Paleolítico, graças aos utensílios desta época encontrados na regiao. Posteriormente, foi ocupada pelos Vetones, povos de influência céltica que povoaram a regiao oeste de Espanha e uma pequena parte de Portugal, entre os séc. V e I aC. Associados a este povo corresponde um dos emblemas da cidade, e seu monumento mais antigo, uma escultura zoomórfica feita de pedra denominada Verraco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua finalidade nao está clara, mas existem hipóteses que relacionam os verracos com ritos míticos-religiosos, como o culto aos mortos ou à fertilidade. Existem várias formas zoomórficas, mas as mais comuns sao as que representam o touro, o javali e o urso. No caso de Ciudad  Rodrigo, parece que se trata de um porco. A partir do séc. II aC, os Vetones foram sendo conquistados pelo Império Romano, e a regiao onde se encontrava a cidade passa a fazer parte da Província de Lusitânia. A chamada Ponte Maior, que cruza o Rio Águeda, parece que se originou em época romana, apesar de que atualmente nao se conservam restos deste período.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa realidade, a construçao desta ponte engloba duas fases distintas. Os arcos que a compoem e que estao mais distantes do centro histórico pertencem à época medieval. Já os mais próximos foram reconstruídos em 1769 pelo arquiteto Juan de Sagarbinaga, que realizou várias obras de importância na cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos as estruturas triangulares de reforço, colocadas para conter as enchentes produzidas pelo rio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuase nada se sabe a respeito da história visigoda e da presença árabe em Ciudad Rodrigo. Depois de um período de abandono na Alta Idade Média, a cidade foi repovoada pelo rei Fernando II de León em 1161, que lhe concedeu um foro, construiu sua muralha e elevou a cidade à categoria de Bispado. Um passeio por Ciudad Rodrigo nos revela lugares encantadores. Suas praças evocam seu passado histórico, e celebram as personalidades mais importantes com esculturas, como no caso da Praça de Dámaso Ledesma, eminente músico nascido na cidade e falecido em 1928.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro lugar de interesse é a Plaza del Buen Alcalde (Praça do Bom Prefeito), situada bem próxima à catedral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO nome da praça é uma referência ao Prefeito Manuel Sánchez Arjona de Velasco, que pelo visto, realizou um bom mandato.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro da praça, uma bela fonte embeleza ainda mais o lugar. Todas as terças-feiras, nela se celebra o mercado, um privilégio concedido pelos Reis Católicos em 1475.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMinha visita a Ciudad Rodrigo coincidiu com a época natalina. À noite, as ruas e seus principais monumentos se iluminavam com decoraçao de natal, como vemos abaixo.

DSC09748DSC09744

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s