Catedral de Ciudad Rodrigo

Um dos monumentos mais destacáveis da cidade, a Catedral de Ciudad Rodrigo está dedicada a Santa Maria. Já no séc. XIX, precisamente em 1899, foi declarada Monumento Nacional, por sua importância histórica e pelas obras de arte que guarda em seu interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Catedral de Santa Maria de Ciudad Rodrigo foi construída a partir do séc. XII, durante o reinado de Fernando II de León, inserindo-se dentro do contexto estético do denominado estilo românico, em sua fase final (Românico tardio). No entanto, o aspecto que vemos atualmente é fruto de diversas reformas e ampliaçoes realizadas ao longo dos séculos. A parte externa do templo conserva, em grande medida, sua construçao original, com exceçao de uma de suas fachadas, levantada no séc. XVI, que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs outras duas portas de acesso ao templo foram levantadas durante a fase inicial da construçao da igreja. A Porta de Amayuelas, por exemplo, foi construída no séc. XIII. No século seguinte foi colocado o rosetón que vemos acima da porta, sobre um tipo de arco chamado Conopial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Porta das Cadenas é a mais importante sob o ponto de vista artístico, graças a uma série de esculturas que a adornam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior da porta, vemos 5 esculturas construídas em torno ao ano 1200. No centro, o Salvador, franqueado por Sao Joao, Sao Pedro, Sao Paulo e Santiago.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa foto acima, vemos a Sao Pedro no lado esquerdo (com um de seus principais atributos, as chaves) e Sao Paulo na direita ( com a Bíblia que o identifica com um dos principais evangelizadores do cristianismo). No centro, Cristo Salvador. Um pouco mais acima, vemos um conjunto escultórico gótico, esculpido aproximadamente em 1230, representando a 12 personagens do Antigo Testamento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa lateral da Porta das Cadenas foi talhada uma escultura da Virgem Maria, segurando o Menino Jesus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre foi erguida séculos depois do início da construçao (séc. XVIII), pelo arquiteto Juan de Sagarbinaga.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, uma foto geral da catedral, a partir do ábside.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, veremos o interior desta belíssima catedral….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s