A fortificaçao de Ciudad Rodrigo

Além da muralha medieval , Ciudad Rodrigo possui um sistema de fortificaçao excepcional, um dos melhores conservados do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruído entre os séculos XVII e XIX, o sistema de fortificaçao da cidade apresenta um formato de estrela, típico das construçoes militares modernas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEste sistema foi criado levando-se em conta o grande potencial de ataque da artilharia. As almenas,  elemento característico dos fortalezas medievais, deram lugar às canhoneiras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO sistema defensivo conta com baluartes, torres de vigilância e um grande fosso, construídos no começo do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte superior, onde se realizava a ronda, foi alargada para facilitar a movimentaçao das tropas e dos canhoes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO sistema foi posto à prova em duas ocasioes, durante a Guerra de Sucessao, no começo do séc. XVIII, e na Guerra da Independência contra os franceses, no séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra da Independência, Ciudad Rodrigo passou pelos momentos mais críticos de sua história, quando foi sitiada pelos franceses em 1810, e pelos ingleses, em 1812. Inicialmente ocupada pelas tropas de Napoleao, o inglês Lord Wellington recuperou a cidade para as tropas aliadas, sendo reconhecido com o título de Duque de Ciudad Rodrigo. Na chamada Praça de Herrasti (situada entre a muralha e a catedral), nome dado em homenagem ao General Pérez de Herrasti, governador e defensor da cidade durante a ocupaçao francesa, foi levantado um monumento em homenagem aos caídos durante a guerra, em 1836.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANum dos muros da muralha, o homenageado foi Julián Sánchez, guerrilheiro que se tornou um terror para os franceses. Esta parte da muralha ficou conhecida como La Brecha, por ser sua parte mais vulnerável, e por onde entraram os franceses, depois de 5 meses de assédio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO sistema defensivo compreendido pela muralha e a fortificaçao nao estaria completo sem a existência do Alcázar ou Castelo da cidade, que conheceremos no próximo post…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s