Quartel do Conde Duque – Madrid

Os guardas da monarquia espanhola tiveram que esperar até princípios do séc. XVIII para ter um local que lhes acolhessem no centro da cidade de Madrid. Como vocês viram no post anterior, depois que Madrid tornou-se capital da Espanha em 1561, os soldados inicialmente se hospedaram nas próprias casas dos moradores da cidade, desde que a residência tivesse mais de um andar, segundo ditava a lei da Regalía do Aposento instituída por Felipe II. Somente a partir de 1717, durante o reinado de Felipe V, o primeiro monarca da Dinastia dos Bourbones, se construiu um quartel para albergar a Real Guardia de Corps, um corpo militar de elite criado para a custódia pessoal do rei em 1704.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo começo do séc. XVIII, o exército espanhol passava pelos piores momentos de sua história, devido a uma série de derrotas sofridas no continente europeu naquele período. Por isso, no início de seu reinado, Felipe V construiu vários quartéis na cidade, dos quais o chamado Quartel do Conde Duque tornou-se o mais famoso. Durante muito tempo foi considerada a maior construçao da capital, com 224m de comprimento por 82m de largura. O quartel foi edificado sobre o solar do antigo Palácio do Conde de Lemos e III Duque de Berwick y Líria, que se casou com a filha do Duque de Alba, família proprietária dos terrenos da regiao. Daí vem a explicaçao de seu nome.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA grandiosidade da construçao se explica porque foi concebida para acolher 600 sodados da Guardia de Corps, além de 400 cavalos. Felipe V ordenou ao prefeito de Madrid na época, o Marquês de Vadillo, a construçao deste magnífico edifício. Este, por sua vez, encarregou o arquiteto Pedro de Ribera, que projetou a última amostra do Barroco Madrilenho, visível principalmente na fachada feita de pedra pelo grande arquiteto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO escudo de Felipe V preside a maravilhosa fachada do edifício, que vemos na parte superior. Exemplo da arquitetura militar francesa, o Quartel do Conde Duque possui 3 enormes pátios, sendo o central maior que os demais, e utilizado para os exercícios de cavalaria da Real Guardia de Corps.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAExistem visitas guiadas que possibilitam conhecer zonas que normalmente nao estao permitidas nos dias normais, como a parte superior da construçao, com amplas vistas da cidade. Em 1869, um incêndio devastador provocou a decadência do Quartel do Conde Duque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos anos 50 do século passado, foi quase derrubado, mas em 1969 foi adquirido pela prefeitura que o converteu num centro cultural, depois de uma reforma de reabilitaçao para tal fim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1976, foi declarado Monumento Nacional. Suas antigas funçoes militares deram lugar a um centro cultural repleto de atividades, como conferências, exposiçoes, além de sediar a Biblioteca Pública Municipal e o Arquivo Histórico da Vila de Madrid, entre outras entidades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s