Palácios de Madrid

Nos cerca de 450 anos como capital da Espanha, Madrid acolheu uma enorme quantidade de nobres, religiosos e funcionários reais que nela se estabeleceram, dada a importância política, administrativa e econômica que adquiriu ao longo dos séculos. Por este motivo, Madrid conta com um grande número de palácios, das mais diferentes épocas e estilos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA grande maioria destes palácios pertenceram à classe aristocrática, evidentemente. Um exemplo é o Palácio do Marquês de Campo Real, situado no centro da cidade, como a maior parte dos Palácios Histórcos de Madrid.

DSC08473Abaixo, vemos um detalhe da porta deste palácio.

DSC08472Hoje, iniciamos uma série sobre alguns dos palácios mais importantes da cidade. Muitos já foram vistos no blog, mas a quantidade deles é tamanha, que decidi realizar uma matéria específica sobre os mesmos. O do Marquês de O Gavan, por exemplo, está situado próximo ao Paseo del Prado, e foi construído na metade do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe origem cubana, Bernardo Echevarría y O Gaván recebeu o título de marquês concedido pela rainha Isabel II em 1851 e no ano seguinte encarregou ao arquiteto Simeón de Ávalos a construçao de seu palácio residencial. Em 1909 foi reformado e dividido em 3 blocos para o aluguel de residências, funçao que cumpre até os dias de hoje.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe enormes dimensoes, o Palácio de Fontagud foi edifcado para ser a residência do banqueiro, empresário e político José de Fontagud y Gargollo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALocalizado na Calle Barquillo, uma zona com belos edifícios e bem próximo à Gran Vía, o palácio foi construído a partir de 1861 por Narciso Pascual y Colomer, um arquiteto de grande importância na história de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o antigo palácio foi transformado na sede de um órgao público, como ocorreu com muitos outros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitos dos palácios existentes pertenceram à igreja. Um dos mais famosos é o Palácio da Inquisiçao, por ter sido a sede do Tribunal Eclesiástico do Santo Ofício a partir da década de 1780.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma placa explicativa colocada na fachada comprova seu antigo proprietário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Tribunal da Inquisiçao teve suas origens na Idade Média, criado para combater a heresía dos cátaros no sul da França. Na Espanha, foi introduzido pelos Reis Católicos em 1478, graças a uma bula papal autorizando sua instituiçao no país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o reinado de José Bonaparte (1808/1814), o Tribunal da Inquisiçao foi suspenso, mas retornou com o regresso do rei Fernando VII, depois da expulsao dos franceses. Foi somente em 1834, durante o reinado de Isabel II, que o tribunal é definitivamente abolido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s