Palácios de Madrid – Parte 2

No post de hoje, conheceremos dois Palácios Históricos situados no centro de Madrid. Localizado na Calle San Bernardo, o Palácio da Duquesa de Parcent  é um dos principais edifícios desta rua repleta de belas construçoes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Duquesa de Parcent foi uma das inúmeras proprietárias do imóvel, e atualmente o palácio é conhecido pelo seu nome. Foi construído a partir de 1729 por um dos discípulos do grande arquiteto  Pedro de Ribera, Gabriel Valenciano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o palácio é uma das sedes do Ministério da Justiça. Abaixo, vemos alguns detalhes da fachada, como suas decoradas janelas e as figuras humanas grotescas que adornam a porta principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Palácio de Godoy situa-se na Praça da Marina Espanhola, e uma de suas fachadas laterais dá para a Calle Bailén (onde estao localizados o Palácio Real e a Catedral de Almudena), com amplas vistas da Praça de Espanha (à esquerda da foto).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste palácio foi construído em 1776 durante o reinado de Carlos III como local de residência para os secretários de estado, o primeiro dos quais Pablo Jerónimo de Grimaldi, razao pela qual é conhecido também pelo nome de Palácio de Grimaldi.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi construído pelo arquiteto real de Carlos III, Francisco Sabatini, sobre o antigo Convento de D.Maria de Aragón. O palácio se destaca por suas linhas clássicas e rígida simetria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o reinado de Carlos IV, o palácio passou a ser propriedade de Manuel Godoy, Ministro de Estado a partir de 1792 e homem forte do rei. Dada sua proximidade com o Palácio Real, situado quase em frente, era um local perfeito para exercer suas funçoes. Abaixo, vemos um retrato de Manuel Godoy, pintado por Francisco Bayeu em 1790 e exposto no Museu de História da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANeste palácio, se encontravam muitos dos quadros da excepcional coleçao de Godoy (que posteriormente foram integradas ao acervo do Museu do Prado), entre os quais alguns dos mais conhecidos quadros de Goya, como a Maja vestida e a Maja desnuda. Normalmente, os palácios nao sao visitáveis, por sua atual funçao de sede de algum órgao público ou por pertencerem a particulares. No caso do Palácio de Godoy, atualmente exerce a funçao de Centro de Estudos Políticos e Constitucionais. No entanto, ocasionalmente nos é permitida a visita ao espaço compreendido pela entrada e algumas de suas dependências. Um amável funcionário me conduziu ao salao principal do palácio, onde pude fotografar sua escada de tipo imperial e seu teto decorado com pinturas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1962, o Palácio de Godoy foi declarado Monumento Histórico-Artístico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s