Palácios de Madrid – Parte 4

Na matéria de hoje veremos 5 palácios, todos eles pertencentes à nobreza, que se instalou em Madrid principalmente a partir do séc. XVI. Dois deles estao situados na Calle de San Bernardo, bem próximos um do outro. O denominado Palácio de Antonio Barradas foi construído em 1799, sendo considerado um exemplo de palácio neoclássico em Madrid. O proprietário era o Inspetor Geral de Cavalaria do rei Carlos IV, Antonio Barradas. Atualmente, se transformou em estabelecimentos comerciais no seu nível inferior e em uma residência para estudantes no superior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o Palácio do Conde de Agrela converteu-se em uma das sedes do Ministério da Justiça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASituado no coraçao da Madrid Medieval, o Palácio do Conde de Barajas deu nome a praça onde se localiza. Os terrenos do atual palácio pertenceram à família dos Zapata, de origem aragonesa. Em 1572, foram condecorados por Felipe II Condes de Barajas. Sobre a antiga construçao se ergueu este outro palácio em 1888 para Gabriel de Abreu, segundo um projeto do Marquês de Cubas, arquiteto responsável pelo projeto da Catedral de Almudena.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa Calle de Santa Engrácia situa-se o Palácio da Condesa de Adanero, levantado no local onde antes existia a antiga Real Fábrica de Tapetes, fundada por Felipe V em 1720. Depois de derrubada, se construiu este suntuoso palácio entre 1911/1913 para a Condesa de Adanero, segundo um projeto do arquiteto Joaquín Saldaña. Atualmente, é a sede do Ministério de Política Territorial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAfastado do centro, no Bairro de Chamartín, encontramos o Palácio da Quinta San Enrique, situado no Paseo de la Havana. Chamartín foi um antigo município que acabou sendo incorporado à cidade, com o crescimento verificado no séc. XX. De 1837, o palácio destaca-se pelas 4 torres em suas esquinas, e foi levantado para o francês Louis Guihou.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Palácios de Madrid – Parte 4

  1. Como Madrid é bela! Encantam- me esses palácios, os detalhes arquitetônicos nas portas e janelas, sua imponência e sua história. Um dia, se me for possível, voltarei a esta encantadora e hospitaleira metrópole e, graças às informações que aqui encontro, saberei apreciar melhor toda a beleza que poderia me passar desapercebida. Ainda verei os blogs anteriores sobre Madrid. E apreciá-los-ei, com toda a certeza.
    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco as maravilhas da terra de Cervantes.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s