Cidade de Ibiza – Parte 2

O primeiro que chama a atençao do visitante que chega ao bairro mais pitoresco da cidade de Ibiza, a Dalt Vila ou cidade alta, é a imponência e solidez de suas muralhas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPara sua construçao, foi aproveitado os cimentos de uma primitiva fortificaçao árabe, um recinto formado por uma muralha tripla, destruída no séc. XII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, o atual conjunto de muralhas conservado foi erguido pelo Imperador Carlos I, como medida dissuasiva e de proteçao contra um possível saqueo dos turcos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO recinto de muralhas da Dalt Vila finalizou-se durante o reinado de Felipe II, em 1585, estando composto por 7 baluartes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO acesso principal ao interior do bairro histórico se dá pelo Portal de Ses Taules, presidido pelo escudo de Felipe II, que vemos acima e abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo ponto mais elevado da cidade histórica de Ibiza situa-se a Catedral de Santa María de las Nieves.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO principal templo religioso de Ibiza foi construído sobre a antiga mesquita árabe, destruída depois da reconquista crista. Destaca-se pela sobriedade e simplicidade arquitetônica. A catedral foi levantada num primeiro momento no estilo gótico, a partir do séc. XIV. Desta época, se conserva a torre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1782, o rei Carlos III outorga o título de cidade a Ibiza, sendo constituído seu bispado, tornando-se finalmente independente da Diocese de Taragona (Comunidade da Catalunha), a qual estava incorporada desde a Idade Média. Foi entao quando a catedral foi reformada no estilo baroco. Durante as festividades da última Semana Santa, quando estive na cidade, Ibiza ficou lotada para ver as procissoes das diferentes confrarias que percorriam as principais ruas do centro histórico, com suas imagens de devoçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASegundo me contaram, esta tradiçao originou-se com a massiva chegada de imigrantes a ilha, oriundos principalmente da Comunidade da Andalucía, regiao onde atualmente sao realizadas as procissoes de Semana Santa mais importantes do país, que atraem uma multidao às principais cidades do sul da Espanha, como Sevilha, por exemplo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s