Baeza – Patrimônio da Humanidade

Situada no centro da Provincia de Jaén, Baeza foi um enclave estratégico entre o antigo Reino de Castilla e a regiao da Andalucía. Percorrer suas ruas, conhecendo suas igrejas e palácios é uma viagem ao tempo. Nao por acaso, foi declarada Patrimônio da Humanidade, junto com Úbeda, em 2003, graças ao seu centro histórico conservado. Nesta série que hoje inicamos, conheceremos seus locais mais emblemáticos, começando pela Torre de los Aliatares, um dos restos de sua muralha medieval. Com 25m de altura, na Idade Média serviu como prisao para nobres e armazém para a guerra.

OLYMPUS DIGITAL CAA Muralha de Baeza tinha 60 torres, e tanto ela quanto o Alcázar da cidade foram derrubados pelos Reis Católicos em 1476, para acabar com as lutas internas entre a nobreza pelo controle da cidade. As pedras da muralha foram usadas para a construçao de casas, conventos e monumentos. Outra das portas defensivas preservadas é a denominada Porta de Jaén e o Arco de Villalar, a ela adossada.OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1526, com a chegada do Imperador Carlos I e Isabel de Portugal, em viagem de noivos, a porta foi embelezada com um arco ojival, almenas, duas pequenas torres e o escudo imperial no centro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o Arco de Villalar foi erguido em comemoraçao a vitória de Carlos I na Batalha de Villalar, sucedida em 1521, dentro do contexto das Guerras das Comunidades, uma revolta popular contra o governo do imperador (à esquerda da foto abaixo).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma vez cruzada a porta e o arco, chegamos a uma das praças mais belas da cidade, a Plaza de los Leones.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu nome se deve à belíssima fonte situada em seu centro. Sobre o pedestal, se eleva uma figura feminina que, segundo a tradiçao, representa a Himilce, uma princesa ibérica que se casou com o general cartaginês Aníbal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACircundam a praça maravilhosos edifícios, como a Casa de las Carnicerías, situado ao lado da fonte. Edificado em 1547, originalmente se encontrava detrás da Porta de Jaén, e na década de 60 do século passado foi removida para sua localizaçao atual. O destaque da fachada fica por conta do escudo imperial de Carlos I.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém na praça, se alça o Edifício da Audiência Civil, atual Oficina de Turismo de Baeza. Sua bela fachada plateresca foi construída em 1535, com um repertório escultórico formado por personagens clássicos e, é claro, o Escudo Imperial de Carlos I.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado da Plaza de los Leones encontramos um espaço de vital importância para seus habitantes, a Plaza de la Constituición, onde historicamente se realizam numerosos atos festivos e sociais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANum dos extremos da praça, vemos o Escudo de Baeza (foto acima). No extremo oposto, situa-se a Fonte da Estrela, construída em 1868 em comemoraçao a  revoluçao que outorgou uma constituiçao para o país. Está composta por 4 tritones em sua parte inferior, por onde jorra a água, e  uma estrutura piramidal rematada por uma estrela em sua parte superior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO chamado Edifício de la Alhóndiga e el Pósito contribuiu para definir o caráter econômico e social da praça. Foi construído em 1554 para as transaçoes de compra e venda de graos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do séc. XVI, a praça foi rodeada por uma série de galerias, como vemos na parte inferior da foto acima, para acolher as principais lojas. Atualmente, estao ocupadas em sua maior parte por restaurantes e lojas de souvenir. Do outro lado da praça, vemos o Monumento ao Triunfo da Imaculada, edificado em 1666. Em 1725, foi transformado em fonte, mas a água deixou de correr por falta de pressao…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Plaza de la Constituición também é o centro das manifestaçoes políticas da cidade,e  de sua propaganda (realmente, existem algumas coisas que nao mudam, independente do lugar…).

OLYMPUS DIGITAL CAMERANossa visita por Baeza está apenas começando, nao deixem de ver as próximas matérias desta belíssima cidade andaluza….

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Baeza – Patrimônio da Humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s