Catedral de Baeza – Parte 2

O interior da Catedral de Baeza é de uma beleza surpreendente. Nele, podemos observar as diferentes etapas construtivas do templo, além  de admirar seus magníficos retábulos, inúmeras obras de arte e suas suntuosas e belas capelas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEstá formado por duas partes bem diferenciadas. A cabeceira, por exemplo, foi construída a partir de 1529, quando o primitivo templo foi derrubado, e apresenta uma arquitetura gótica de sua fase final, estando presidida pelo Retábulo Maior de Manuel de Álamo, realizado no estilo barroco em 1674 e dourado em 1741. Nele, observamos as colunas salomônicas, típicas do barroco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte renascentista foi realizada, como vimos no post anterior, pelo arquiteto Andrés de Vandelvira a partir de 1567.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre todas as existentes, a bôveda do cruceiro se destaca das demais, por estar decorada com pinturas murais. Está composta por medalhoes, onde aparecem Deus Pai acompanhado por Sao Pedro, Santo André, Sao Joao Batista e os chamados Pais da Igreja (Sao Gregório, Sao Jerônimo, Sao Ambrósio e Santo Agotinho).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs capelas que rodeiam o templo sao uma atraçao à parte. Abaixo, vemos do lado direito, a Capela de Sao Miguel, construída por Andrés de Vandelvira e decorada com um quadro de princípio do séc. XVIII, no qual aparece Sao Miguel vencendo o demônio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém de Andrés de Vandelvira, na Capela de Santiago (finais do séc. XVI) vemos uma representaçao escultórica de Santiago Matamouros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJunto a Capela Maior situa-se a Capela do Sagrário, de 1748. Originalmente, aqui se encontrava a sacristia, que foi transformada em capela em 1620. Como destaque, vemos um Cristo Crucificado do séc. XIV, inserido num retábulo barroco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das mais importantes da catedral, a denominada Capela Dourada foi construída no séc. XVI, estando presidida também por um retábulo do estilo barroco (1621).

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, uma foto do maravilhoso púlpito, realizado em 1580…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma porta no interior da igreja nos conduz ao claustro gótico, de finais do séc. XV, formado por várias capelas, algumas do estilo mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro lugar de interesse é a valiosa Biblioteca da Catedral, composta por cerca de 6 mil livros de Teologia, Filosofia e Línguas Clássicas, muitos dos quais pertencentes aos séculos XVI e XVII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita finaliza no alto da torre, onde contemplamos os sinos da catedral…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s