Úbeda – Patrimônio da Humanidade

Encantadora, monumental, formosa. Poderia citar muitos mais adjetivos que definissem esta cidade da Província de Jaén, localizada na Comunidade de Andalucía. O título concedido pela Unesco de Patrimônio da Humanidade a Úbeda, juntamente com sua cidade-irma, Baeza, é mais que merecido e justificado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo Baeza, Úbeda  está situada no alto de um cerro, com belas vistas do Vale do Rio Guadalquivir. O centro da cidade encontra-se na chamada Plaza de Andalucía, também conhecida como Praça Velha por sua origem medieval, já que servia de porta de entrada a cidade através da Porta de Toledo, atualmente desaparecida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde épocas passdas, nesta praça instalou-se o mercado. A praça está presidida pela Torre do Relógio, antigamente uma das torres que compunham a muralha da cidade. Construída no séc. XIII, no séc. XVI decidiram utilizar a torre para albergar o relógio e um campanário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte inferior da torre, vemos uma imagem de N.Sra dos Remédios. Diante dela, tanto os reis Carlos I, quanto seu filho Felipe II, juraram preservar os foros de Úbeda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar da destruiçao de parte da muralha, a cidade conserva um bom trecho de seu  antigo recinto defensivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Torre e a Porta de Santo Cristo é uma das portas de acesso da muralha que foram preservadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA denominada Puerta del losal é a melhor conservada de todas. De estilo mudéjar, é um exemplo das técnicas construtivas muçulmanas que continuaram sendo utilizadas, mesmo depois da reconquista crista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das características que mais chamam a atençao do visitante numa excurçao a Úbeda é a beleza e monumentalidade de suas praças. Abaixo, vemos a Praça de San Pedro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADominando a praça, vemos a Igreja de San Pedro, uma das mais antigas da cidade, provavelmente uma antiga mesquita que foi convertida ao culto católico. Na fachada lateral, vemos um relevo com a representaçao do santo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm frente a igreja, situa-se o Palácio de los Orozo, de influência francesa e construído no séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos os detalhes de outro palácio da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos esta matéria inicial sobre Úbeda com uma foto da Plaza Vázquez de Molina, uma das mais bela, nao só da Andalucía, como de toda Espanha. Evidentemente, vocês verao muito mais imagens dela no decorrer dos posts sobre a cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s