Hospital de Santiago – Úbeda

O primeiro monumento que conheci quando cheguei em Úbeda foi o Hospital de Santiago, situado próximo à Estaçao Rodoviária da cidade. Esta construçao representa uma das melhores obras do arquiteto Andrés de Vandelvira e uma obra prima do Renascimento Espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAChamado de El Escorial do sul da Espanha, su construçao iniciou-se em 1562, sendo concluído em 1575. O fundador do Hospital de Santiago foi D.Diego de los Cobos, bispo de Jaén. Além de sua concepçao hospitalar, respondeu também às necessidades de residência e panteao funerário do fundador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAndrés de Vandelvira realizou um projeto que integrasse o hospital, a residência e o panteao, cuja grande influència foi o Hospital Tavera de Toledo (post publicado em 22/1/2015). Na fachada do hospital foi esculpido um relevo com a representaçao de Santiago Matamouros e medalhoes com o escudo do fundador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada principal caracteriza-se pela sobriedade decorativa, com um aspecto de fortaleza. Dividida em dois níveis, em seus extremos foram colocadas belíssimas torres, como vimos acima. Ao entrar no hospital, nos encontramos com um grande pátio quadrado, que serve como eixo organizador do conjunto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir do pátio, podemos contemplar o maravilhoso espaço compreendido pela escada ao piso superior, repleto de pinturas murais, atribuídas a Pedro de Raxis e Gabriel Rosales.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parede principal  vemos uma série de pinturas, que incluem a representaçao de santos e bispos, personagens da monarquia espanhola, figuras grotescas e o escudo do fundador do hospital.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA bôveda, simplesmente espetacular, foi decorada com uma complexa iconografia relacionada com santos e reis espanhóis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPelo pátio podemos visitar a igreja do hospital, cujo retábulo maior desapareceu, dando lugar a uma estrutura de madeira (nogal).

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência vemos a bôveda da igreja, toda decorada com pinturas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Hospital de Santiago manteve sua funçao assistencial até 1975 e atualmente é um centro cultural e sede de exposiçoes, feiras comerciais e congressos.

Anúncios

Uma resposta em “Hospital de Santiago – Úbeda

  1. Olá Roberto!
    Gostei muito do seu blog.
    Gostaria de saber seu trabalho de guia: disponibilidade, roteiros e preços para uma familia de 5 pessoas. Preferencialmente gostaria de passeio no dia 02/06, ja que chegamos em Madrid dia 01/06 por volta do meio dia. Ficaremos na cidade ficamos somente até dia 04/06 pela manha.
    Muito obrigada!
    Aguardo seu retorno!
    Anna Carolina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s