Sacra Capela do Salvador do Mundo – Úbeda

A maravilhosa Plaza  Vázquez de Molina de Úbeda está presidida por um belíssimo templo, a Sacra Capela do Salvador do Mundo. Concebida como uma capela funerária para Francisco de los Cobos, é considerada uma das melhores obras do Renascimento Espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO encarregado de sua construçao foi o grande arquiteto Diego de Siloé, que se inspirou no modelo da Catedral de Granada, que também estava sob sua responsabilidade. Por este motivo, teve que abandonar o projeto de construçao da Sacra Capela, sendo substituído por Andrés de Vandelvira e Alonso Ruiz, que prosseguiram com o plano original de Siloé. O templo foi concebido mediante princípios humanistas, através da combinaçao de formas geométricas puras, como o círculo e o retângulo. Sua fachada principal é uma das mais ricas do Renascimento em Espanha quanto ao conteúdo simbólico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARealizada pelo francês Esteban Jamete, apresenta uma complexa mensagem escultórica, associada a morte e a ressureiçao, combinando episódios do Velho e do Novo Testamento com elementos da tradiçao Clássica. A fachada está composta por 3 níveis, com uma estrutura triangular no topo, que vemos acima. Em sua parte inferior, vemos os Deuses Olímpicos no interior do arco e uma escultura de Cupido no centro. Ao lado, figuras humanas representam a Fé e a Justiça, acompanhadas por anjos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte central, um relevo representa a Transfiguraçao de Cristo e, nas laterais, as figuras de Sao Paulo e Santo André (que vemos melhor na primeira foto acima).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFrancisco de los Cobos é representado com seu escudo. Ao lado, aparece uma escultura de Hércules, referência ao Imperador Carlos I e à origem divina da Monarquia Espanhola. Na parte inferior do escudo aparecem defuntos saindo da tumba, lembrando o caráter funerário da construçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo terceiro corpo da fachada, janelas triplas foram colocadas como uma alusao à Santíssima Trindade. Abaixo, vemos a portada lateral, construída por Andrés de Vandelvira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior da porta estao representados três figuras. A do lado esquerdo representa a Religiao Católica (com um homem segurando a cruz) e da direita a Tradiçao Judaica (uma figura com as Tábuas da Lei). No centro aparece o Menino da Ressureiçao. Justo embaixo, um frontao triangular composto por uma mae romana acompanhada de três crianças simbolizam a caridade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos retângulos, vemos as esculturas de Sao Marcos no centro, Sao Joao Batista (D) e Sao Joao Evangelista (E). Nas laterais, duas figuras humanas representando a Fortaleza (E) e a Moderaçao (D). Esta rica simbologia presente na parte externa da Sacra Capela do Salvador do Mundo é um convite à contemplaçao. O interior é magnífico, como podemos observar na Sacristia, realizada por Andrés de Vandelvira em 1540.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO espaço é bem iluminado, graças aos vaos abertos na parte superior da sacristia. A decoraçao escultórica é igualmente impressionante, também realizada por Esteban Jamete. Nos suportes das colunas aparecem atlantes e cariátides.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, veremos o deslumbrante interior da igreja, nao percam !!!!.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s