Jaén – Comunidade de Andalucía

Depois de visitar as cidades de Úbeda e Baeza, que vimos recentemente no blog, fui conhecer Jaén, a capital da província homônima. A cidade está situada aos pés do Cerro de Santa Catalina, local onde se situa o castelo, que em breve veremos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADo alto do cerro, as vistas desta cidade de 120 mil habitantes sao impressionantes, com destaque para sua maravilhosa catedral renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAo redor da cidade, sao abundantes os cultivos de olivas, sendo que a província é considerada a maior produtora mundial de azeite de oliva. Por isso mesmo, Jaén recebeu o título da Capital Mundial do Azeite de Oliva. Desde 1983, se realiza periodicamente a Bienal Expoliva, uma feira internacional que tornou-se uma referência  no setor deste produto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADevido à sua localizaçao, a cidade sempre teve uma grande importância estratégica e em seu núcleo urbano foram encontrados vários dos assentamentos humanos mais antigos do continente europeu. O museu da cidade, por exemplo, conta com uma excepcional coleçao de Arte Ibérico, das melhores do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a época árabe, teve um papel destacado, quando entao se denominava Jayyan. Reconquistada pelo rei Fernando III em 1246, a partir de entao passou a ser um território de fronteira com o Reino Árabe de Granada. A sede episcopal é trazida desde Baeza á cidade de Jaén e o rei Enrique II lhe concede o título de “Muy Noble y Leal Ciudad, Guarda y Defensa del Reino de Castilla”.

DSC00152A famosa Batalha de Navas de Tolosa, que supôs um momento chave na disputa entre cristaos e árabes na península, ocorreu na Província de Jaén. Por isso mesmo, gozou de privilégios reais. Após a definitiva conquista do Reino de Granada em 1492, passou por um período de grande desenvolvimento cultural, social e militar, acolhendo os Reis Católicos em várias ocasioes. Em uma delas, Isabel la Católica decidiu patrocinar as viagens de Cristóvao Colombo, fato que desencadeou na descoberta do continente americano. Abaixo, vemos uma das portas da antiga muralha da cidade, e uma das inúmeras fontes históricas existentes em sua paisagem urbana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo aconteceu com muitas outras cidades do país, a cidade entrou numa etapa decadente, da qual se recuperaria somente em pleno séc. XX. Durante a Guerra Civil Espanhola, foi bombardeada pela Legiao Condor da Alemanha nazista. Ainda se conserva um dos refúgios antiaéreos daquele triste acontecimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, a cidade busca no incipiente turismo uma alternativa econômica para a difícil crise econômica que atravessa. Abaixo, vemos a linha construída para o bonde, aqui chamado de tranvía, mas cujo alto custo de instalaçao impediu a completa ativaçao do serviço,  que permanece, de momento, abandonado. Em alguns lugares, os carros estacionam em plena via…

DSC00230DSC00228Apesar dos problemas, Jaén é uma cidade que possui inúmeras atraçoes. Abaixo, vemos uma de suas ruas principais, chamada Bernabe Soriano, situada bem no centro.

DSC00186Jaén possui belas áreas verdes, ideais para descansar depois de um tour pela cidade.

DSC00225DSC00223Nos próximos posts vocês verao que a cidade tem muito a oferecer, e que merece ser conhecida…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s