Igrejas de Jaén

Jaén possui belas igrejas por seu centro histórico, e sua visita é recomendável numa viagem à cidade andaluza. A Igreja de la Magdalena, por exemplo, siua-se na praça homônima, a mais antiga da cidade. Já durante a época árabe, o local era o coraçao religioso e administrativo de Jaén. Depois de reconquistada pelos cristaos, a praça tornou-se a principal, nela instalando-se a Casa Consistorial e a Paróquia de la Magdalena, entre os séculos XV e XVI.

DSC00134 O templo foi erguido sobre uma mesquita do séc. XI, cujo minarete e pátio desta época se conservam anexos à igreja. Por isso mesmo, possui uma peculiar disposiçao, cujas reminiscências vemos no pátio mencionado.

DSC00125DSC00129Do pátio, existe uma belíssima vista do Castelo de Santa Catalina, que vimos no post anterior.

DSC00126A torre da igreja está relacionada com o antigo minarete da mesquita…

DSC00116Está documentada a participaçao do grande arquiteto Andrés de Vandelvira em sua construçao, responsável por tantas obras pela Província de Jaén. Na fachada da igreja, realizada no estilo gótico-isabelino, vemos o relevo de Madalena, bastante deteriorado com o passar dos séculos e um escudo do Cardeal Merino.

DSC00117Atualmente, a igreja pertence à Confraria do Cristo de la Clemencia, e algumas imagens do interior sao usadas nas procissoes na Semana Santa.

DSC00131DSC00136Outro templo religioso de interesse é o Real Convento de Santo Domingo, construído no séc. XVI. Foi edificado sobre um anigo palácio árabe, cedido depois à Ordem Dominicana.

DSC00141A fachada, que vemos acima, foi realizada em 1582. Depois, o convento tornou-se uma universidade e, em 1847, num hospício. Possui um magnífico pátio a modo de claustro de dois níveis e planta quadrada.

DSC00145DSC00146DSC00147A igreja do convento foi fechada ao culto e hoje em dia o espaço é  a sede do riquíssimo Arquivo Histórico da Província de Jaén.

DSC00148

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s