Um Passeio por Jaén

Neste post veremos alguns dos edifícios históricos de maior relevância da cidade de Jaén, e que podem ser vistos num agradável passeio pelo centro. Um dos mais emblemáticos é o edifício sede da Deputaçao Provincial, construído sobre o antigo Convento de San Francisco.

DSC00216Esta bela construçao é considerada uma das jóias da arquitetura historicista do séc. XIX realizadas na Andalucía, sendo necessários 30 anos para que fosse finalizado.

DSC00183O edifício está repleto de elementos neobarrocos e inspirado também no neoclacissismo, inserindo-se dentro do contexto da denominada Arquitetura Eclética.

DSC00169A visita é permitida nas galerias que conformam o maravilhoso pátio interior, de três andares.

DSC00170Situado na Plaza de Santa María, em frente à catedral, a Casa Consistorial foi inspirada no Palácio da Deputaçao, colaborando para a beleza deste local único da cidade.

DSC00202DSC00211Nas proximidades, localiza-se o Palácio de los Covaleda-Nicuesa, um exemplo de residência aristocrática, cuja fachada foi construída no séc. XVII e distinguido com a declaraçao de Monumento Histórico-Artístico em 1975.

DSC00198DSC00197Um local que me chamou muito a atençao quando estive na cidade pelo excepcional trabalho realizado, bem como pela simpatia de seus funcionários, foi a Escola de Artes José Nogué.

DSC00160DSC00153Esta instituiçao de renome no campo artístico, promove cursos de Artes Plásticas e Desenho, tanto de grau médio, quanto de nível superior. Seu nome é uma homenagem ao pintor andaluz José Nogué Massó (1880/1973), que alcançou grande prestígio social ao retratar inúmeros personagens da vida pública, tanto de Espanha, quanto do exterior, principalmente da Itália, pois foi Diretor da Academia Espanhola de Belas Artes de Roma.

DSC00161José Nogué ocupou também o cargo de diretor da Escola de Artes e Ofícios de Jaén, que atualmente leva seu nome. Recebeu vários prêmios internacionais por seu trabalho artístico e seu legado é uma fonte de inspiraçao na filosofia educativa da instituiçao. De visita ao jardim da escola, onde estao expostas várias obras realizadas, me permitiram fotografar alguns trabalhos que estavam sendo realizados numa de suas classes, e me apresentaram vários de seus professores.

DSC00157

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s