Catedral de Jaén – Parte 2

O interior da Catedral de Jaén é tao deslumbrante quanto sua parte exterior. Todo ele foi realizado segundo o projeto do arquiteto Andrés de Vandelvira, conferindo-lhe uma grande unidade estilística.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANest post, veremos as partes mais destacadas deste inspirador templo renascentista. O Coro, de estilo neoclássico, é um dos maiores do país, estando composto por 148  assentos talhados em madeira. Foi realizado no final do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua parte traseira, chamada de Trascoro, foi concluída em 1791, estando dedicado à Sagrada Família. No centro, vemos um quadro de Mariano Salvador Maella, com Sao José segurando o menino Jesus, que estende os braços à sua mae.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa lateral do coro, contemplamos o órgao. O instrumento original era de 1790, e estava formado por 3600 tubos. Durante a Guerra Civil Espanhola, os tubos foram colocados no Castelo de Santa Catalina para simular defesas antiaéreas. Por este motivo, se construiu um novo, inaugurado em 1941.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Catedral de Jaén está composta por 17 capelas, muitas das quais com maravilhosas obras de arte. A Capela Maior, por exemplo, guarda a relíquia do Santo Rosto. Segundo a tradiçao, corresponde à verdadeira imagem do rosto de Jesus Cristo, que teria ficado estampado no lençol usado por Santa Verônica para secar sua face durante os momentos da paixao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Capela Maior foi construída inicialmente no séc. XVI, mas teve que ser demolida e refeita no século seguinte. O Retábulo Maior neoclássico que a decora foi realizado pelos irmaos Sebastián e Francisco Solís.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm sua parte central inferior, se guarda o relicário do Santo Rosto e bem encima, uma talha gótica da Virgem Maria, doada por Fernando III depois que reconquistou a cidde de Jaén em 1246.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte alta do Retábulo Maior, foi representado o calvário.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Capela de San Fernando, Fernando III aparece vestido como monarca num quadro atribuído a Juan de Valdés Leal, encarregado em 1671 durante as cerimônias de canonizaçao do rei que tornou-se santo. A seus pés vemos as armas do rei mouro vencido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Capela da Virgem das Dores e do Santo Sepulcro é uma das mais destacadas, com um retábulo barroco do séc. XVIII, realizado por Francisco Pancorbo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Capela de San Eufrásio está adornada com um belo retábulo neoclássico de Gregório Manuel López, pintado em 1790. O conjunto escultórico foi feito por Juan Adán e nos mostra a Apoteose de San Eufrásio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABarroca é a Capela de San Miguel, com um retábulo realizado em 1761 também por Francisco Pancorbo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Sacristia é um dos espaços mais impressionantes da catedral. Considerada uma das obras primas de Andrés de Vandelvira, está composta por 80 colunas de estilo coríntio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADebaixo da sacristia e da sala capitular, situa-se o Museu Catedralício, repleto de quadros religiosos e obras de arte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com duas imagens evocadoras da beleza desta catedral, e de sua intensidade religiosa, plasmada em muitas de suas esculturas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s