O Modernismo em Madrid – Parte 2

A etapa introdutória do Modernismo em Madrid compreende o perído que vai de 1896 até 1905. O primeiro edifício projetado na cidade que incorporou elementos modernistas foi a antiga sede da Revista Blanco e Negro, em 1896. O edifício foi projetado por José López  Sallabery, que concebeu uma construçao eclética, apresentando atualmente duas fachadas. A que dá para o Paseo de Recoletos possui um estilo neomudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá a fachada da Calle Serrano apresenta uma composiçao completamente distinta, realizada no estilo neoplateresco, inspirada numa corrente artística autóctona do país desenvolvida durante o Renascimento Espanhol, o chamado Estilo Plateresco. Atualmente, o edifício foi transformado num centro cultural.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo interior do edifício podemos admirar a decoraçao modernista realizada por diversos artistas, apesar do muito que se perdeu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs vitrais que o decoram foram realizados pelo francês José Mauméjean, residente em Madrid e de longa tradiçao em sua fabricaçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAToda a decoraçao interior foi inspirada no Art Noveau. Abaixo, vemos imagens da escada  e do vestíbulo principal, ambos belíssimos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre 1902/1904, o arquiteto Mariano Belmás Estrada projetou um edifício que chama a atençao por sua tonalidade avermelhada, cuja decoraçao foi elaborada com detalhes modernistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitas vezes, antigos edifícios do séc. XIX foram reformados, incorporando discretos critérios decorativos, como o de abaixo, num edifício projetado por Félix de la Torre, também realizado entre 1902/1904.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesconhecido pelos próprios madrilenhos, este outro edifício localiza-se no Bairro de Vallecas e foi construído com elementos modernistas. Quando lá estive, me entristeceu o estado de abandono em que se encontrava, e o desprezo histórico que acompanhou a cidade neste tipo de construçao. Seus belos detalhes, que um dia embelezavam a rua onde se situa, atualmente encontram-se tapados e quase ninguém repara neles. Esperamos que a prefeitura recupere o edifício e realize um trabalho de restauraçao de acordo com sua importância artística…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANao se conhece o autor da obra, mas é apreciável a influência do Modernismo Catalao. Uma infeliz reforma fez com que desaparecesse parte de sua decoraçao original. Tomara que o pouco que sobreviveu de seu antigo esplendor seja, um dia, reabiitado como merece.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA De 1905 a 1914 foi o período auge do Modernismo em Madrid, quando foram realizadas suas construçoes mais emblemáticas. A partir do próximo post, veremos muitas delas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s