O Modernismo em Madrid – Parte 3

Antes de iniciar a matéria sobre o período principal do Modernismo em Madrid, que vai de 1905 até 1914, vale a pena mencionar um dos edifícios mais representativos de sua fase introdutória, a conhecida Casa Ruiz de Velasco, situada em plena Calle Mayor. Projetada por José López Sallabery e Francisco Andrés Octavio, é considerada um dos exemplos mais importantes de construçao inspirada no estilo Art Noveau francês, sendo realizada entre 1904 e 1906.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi promovido por Bonifacio y Pablo Ruiz de Velasco, um rico empresário do ramo têxtil, que pretendia instalar seu comércio nos andares inferiores, reservando os  superiores para o aluguel de apartamentos de luxo. Sua fachada, de um exuberante modernismo, chama a atençao daqueles que passam pela rua. As formas modernistas se combinam numa estrutura arquitetônica tradicional, como é habitual no Modernismo Madrilenho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANem sempre os elementos modernistas foram adotados em edifícios para a classe alta. Abaixo, vemos um exemplo de edifício popular, mas que incorpora em sua decoraçao formas inspiradas no Modernismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA O arquiteto Arturo Pérez Merino, entre 1906 e 1907, desenvolveu esta interessante versao de edifício popular, realçando sua fachada com um belo trabalho de ferro no balcao. Seu nome aparece na parte superior do portao de entrada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAObra essencial do Modernismo em Madrid, a Casa Pérez Villaamil situa-se no Bairro das Letras, e foi concebida pelo arquiteto Eduardo Reynalds Toledo, entre 1906 e 1908.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA decoraçao refinada e inspirada no Modernismo Belga recorda o arquiteto Victor Horta, um dos maiores expoentes do Movimento Modernista europeu, que deixou um legado maravilhoso em construçoes que se tornaram clássicas, que podem ser vistas em Bruxelas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO excepcional trabalho com elementos metálicos pode ser melhor admirado na porta deste belíssimo edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFrancisco Reynalds Toledo, irmao do arquiteto da Casa Pérez Villaamil, também foi responsável por belas construçoes com toques modernistas, com abundante decoraçao floral, como na fachada do edifício que vemos a seguir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJosé Carnicero Rodríguez foi um grande entusiasta do Modernismo, e reformou uma antiga propiedade sua que acabou se transformando numa das construçoes fundamentais do estilo na cidade, inspirada no Modernismo Vienês e Italiano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s