O Modernismo em Madrid – Parte 5

Hoje veremos outros exemplos de edifícios construídos na fase dourada da implantaçao do Modernismo em Madrid (1905/1914), com diferentes graus na conservaçao de sua construçao e  decoraçao originais. O arquiteto José Carnicero Rodríguez, que já vimos em matérias anteriores, projetou o edifício abaixo, que conserva poucos elementos modernistas da época em que foi construído, exceçao feita a alguns detalhes ornamentais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFrancisco García Nava, arquiteto e grande desenhista, projetou estes dois edifícios residenciais, com vistas ao Parque do Retiro, para a classe alta. Apesar de nao trabalhar sempre com o Modernismo, quando o fez demonstrou sua grande qualidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAntonio Álvarez Redondo projetou, por sua vez, alguns edifícios curiosos, como o que vemos a seguir, onde destacam os balcoes de formato triangular, uma soluçao construtiva pouco habitual em Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASantiago Castellanos Urízar construiu este belo edifício residencial, com alguns inspirados toques modernistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Estilo Modernista se propagou nao apenas nos edifícios, como também em vários outros tipos de construçoes, como os estabelecimentos comerciais. No entanto, pouquíssimos sobreviveram ao séc. XXI. Um deles foi este comércio que se dedicava à venda de leite. Em muitos comércios deste tipo, o estábulo encontrava-se na parte traseira da loja, razao pela qual sao conhecidos como Vaquería-lechería. Em 2007, este testemunho de um comércio modernista na cidade, foi inexplicavelmente demolido, e o local foi totalmente reformado. Porém, graças à iniciativa dos alunos da Escola de Belas Artes de Madrid, foram reproduzidas as pinturas originais que decoravam seu interior, tanto nas paredes, quanto no teto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas foram realizadas pelo artista Antonio Chaves em 1911, que representou diversas cenas de caráter simbolista e alegórico, como a que vemos abaixo, sobre o comércio do leite.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs artes foram representadas alegoricamente através de figuras femininas, copiadas pelo artista de uma série criada em 1898 pelo famoso desenhista parisiense da Art Noveau, Afons Mucha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém cenas pastorais foram pintadas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o local funciona como um espaço para aluguel de forma temporária para empreendedores e comerciantes, que desejam expor seus produtos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s