Estação Paco de Lucía – Madrid

Em março de 2015, o Metrô de Madrid inaugurou mais uma estação de sua extensa rede de transporte público, precisamente a de número 301. E não se trata de uma estação qualquer, pois homenageia um dos grandes músicos espanhóis do séc. XX, Francisco Sánchez Gómez (Algeciras-Espanha/1947 – Playa del Carmen-México/2014). Este verdadeiro mestre da Guitarra Flamenca tornou-se conhecido universalmente pelo seu nome artístico, Paco de Lucía.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA nova estação integra a linha 9, uma das mais extensas do Metrô de Madrid, com aproximadamente 40 km e composta por 30 estações, que cortam a cidade no sentido norte-sul. Conta com elevadores, escadas rolantes e outros itens básicos, como lixo reciclável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO mais interessante da Estação Paco de Lucía é o enorme painel de 300m quadrados com o rosto do artista colocado na parte de cima da plataforma e da via do trem. A obra, realizada por Rosh333 e Okuda, com a colaboração do arquiteto Antonyo Marest, foi intitulada de “Entre dois Universos“, uma referência a uma canção do músico, chamada “Entre duas águas“.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPela primeira vez, foi realizada no Metrô de Madrid uma intervenção artística de forma permanente, criada por artistas urbanos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPaco de Lucía foi um dos maiores responsáveis pela internacionalização do estilo que dominava como poucos, o Flamenco. Graças ao seu virtuosismo com o instrumento, transformou-se num dos mais respeitados artistas da Músíca Espanhola do último século. Realizou uma criativa fusão com os demais estilos musicais, com resultados originais e sempre de muita qualidade. Gravou 38 discos, colaborando com outros grandes nomes, como Chick Corea, Al Di Meola, John Mclaughin, Toquinho, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO músico faleceu no município mexicano de Playa del Carmen em 2014, depois de sofrer um ataque cardíaco, e nos deixou a todos órfãos da boa música. No entanto, pra sempre sua memória será recordada, toda vez que escutemos suas belíssimas canções, como também quando sejamos transportados pelos trilhos da vida, na linha 9 do Metrô de Madrid

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

3 comentários Adicione o seu

  1. Ha sido un descubrimiento maravilloso encontrar su blog en Internet. Estoy encantado con sus maníficas fotografías y sus cultos e interesantes relatos. Se ve a través de todo ello el amor profundo que profesa a mi patria, lo que me halaga enormemente y me llena de orgullo. Sobre todo comparando con tanto mentecato como existe hoy en mi país. Un afectuoso saludo.

  2. Lindas fotos! Merecida homenagem!

    1. Obrigado Angela por visitar o blog e pelo comentário também !!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s