Covarrubias – Província de Burgos

Não muito distante de Peñafiel nos encontramos com Covarrubias, um dos pueblos mais encantadores da Província de Burgos (Comunidade de Castilla y León). Antes, porém, de chegar ao povoado, passamos pela Bodega de Carmelo Rodero, cujo vinho considerei um dos top em meus quase 10 anos de Espanha (Denominação de Origem Ribera del Duero).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA produção vinícola é um dos motores da economia local, e sua importância pode ser comprovada nesta singela estátua, situada na praça principal de um povoado, que não recordo o nome…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá em Covarrubias, descobri porque este pueblo sempre aparece nas listas dos mais belos da Espanha

OLYMPUS DIGITAL CAMERACovarrubias é conhecida como o “Berço de Castilla“, pois no séc.X o Conde de Castilla Fernán González e seu filho García Fernández converteram a cidade na capital de um dos mais importantes senhorios monásticos da região. Ainda se conserva, desta época, o Torreón de Fernán González, o único resto de uma fortaleza castelhana anterior ao séc. XI existente atualmente. A torre estava unida à muralha e se sustentava por um muro de 4 metros de grossura, dando-lhe o aspecto robusto que vemos hoje em dia. Conta a lenda que a filha de Fernán González, D.Urraca, nela foi aprisionada, por apaixonar-se por um pastor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA García Fernández se deve a expansão da vila, quando a mesma foi comprada dos monges que se haviam estabelecido no local, fundando o Infantado de Covarrubias no ano 978, quando a vila tornou-se a capital de um extenso território.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo seus domínios se dispersaram por uma zona muito ampla, seus habitantes circulavam livremente por toda a Castilla. Posteriormente, Covarrubias pertenceu a Felipe de Castilla, Abade de Covarrubias, que acabou casando com a Princesa Cristina da Noruega em 1258. A princesa foi enterrada na Colegiata de Covarrubias, num belo sepulcro gótico, que veremos no próximo post.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro aspecto histórico relacionado à vila é porque nela passou o herói castelhano El Cid Campeador. A partir do séc. XVIII, com o desaparecimento da Abadia, os privilégios da cidade foram suspensos. Atualmente, dedica-se ao turismo, graças ao grande patrimônio que possui.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm Covarrubias, podemos admirar inúmeros edifícios de arquitetura popular castelhana, que inspiraram a curiosos e belos lixos municipais…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Covarrubias está situada a 40 Km ao sudeste da cidade de Burgos, a capital da província. Seu nome se originou das inúmeras covas de tonalidade avermelhada que existem nas proximidades. A entrada principal da vila, também denominada Porta Real, foi construída no séc. XVI durante o governo de Felipe II, cujo escudo decora a fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante um bom tempo, nesta porta funcionou o Centro de Documentação de toda a Castilla, razão pela qual é conhecida também pelo nome de Porta do Arquivo de Castilla. No séc. XVIII, o arquivo foi transferido para a cidade de Simancas, onde permanece até hoje.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, nela funciona a Oficina de Turismo de Covarrubias, que nos fornece todos os dados indispensáveis para uma boa visita à vila. Em 1965, foi declarada Conjunto Histórico-Artístico e no próximo post veremos a segunda parte da matéria a ela dedicada…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s