Covarrubias – Segunda Parte

Covarrubias forma, junto com os municípios de Santo Domingo de Silos e Lerma (que em breve veremos no blog), o triângulo do Rio Arlanza, que placidamente passa pela ponte de pedra que cruza o povoado na Província de Burgos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAté o séc. XVI, Covarrubias esteve totalmente rodeada por uma muralha. Foi quando, com o objetivo de combater uma peste que assolou o povoado, o médico pessoal do rei Felipe II, oriundo da vila, ordenou derrubá-la. Na parte que dá para o rio, ainda se conserva uma parte da muralha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACaminhando pelo povoado, vemos cenas curiosas. Joguei até um pouco de futebol com algumas crianças que usavam um arco medieval como gol….

OLYMPUS DIGITAL CAMERARecordei o interior do nosso querido Brasil e do grande poeta e músico, o baiano Gilberto Gil, ao ver passar uma procissão….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO principal templo religioso da vila, a Colegiata de Covarrubias, foi construída no final do séc. XV, ou seja, na última fase do estilo gótico, e está passando por um processo de restauração em sua fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA ponto de fechar as portas, pude entrar rapidamente na igreja, e averiguar sua importância, graças aos tesouros artísticos que acolhe. A Colegiata substituiu um antigo templo românico, estando formada por 3 naves e 4 capelas, e foi dedicada a São Cosme e São Damião.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Retábulo Maior é barroco do séc. XVIII, dedicado aos santos titulares do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO que mais chama a atenção em seu interior é a grande quantidade de sepulcros, alguns deles reais, como o do Conde Fernán González (910/970) e de sua esposa, Sancha de Pamplona ( ?/959 ). Os restos do conde, primeiro Rei de Castilla, repousam num sepulcro do séc. V, encontrado sem tampa no séc. XVII, numa aldeia próxima. O de sua esposa é ainda mais antigo, do séc. IV….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADestacam também os sepulcros da rainha Urraca Fernández, filha de Fernán González (970/994) e de sua neta, Urraca García, filha de García Fernández. Além do mais, vemos o sepulcro da Princesa Cristina de Noruega, casada com o rei Felipe de Castilla e o de García Alonso de Covarrubias, Abade da Colegiata.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, vemos um belo rosetón que decora o interior da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADefinitivamente, Covarrubias  é um lugar que merece ser conhecido com calma, desfrutando de seu aspecto medieval, contemplando os detalhes de suas construções e aprendendo com sua história, se possível, falando com os habitantes locais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s