Santo Domingo de Silos – Província de Burgos

Existem lugares no território espanhol que devem sua existência a antigos monastérios situados numa determinada região. De fato, além de sua missão religiosa, na Idade Média os monastérios desempenharam um outro papel fundamental, o de repovoar zonas que anteriormente estiveram ocupadas pelos muçulmanos tendo, portanto, uma função importantíssima durante a chamada Reconquista. Este foi o caso da vila de Santo Domingo de Silos, situada na Província de Burgos (Comunidade de Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Monastério de Santo Domingo de Silos foi um dos mais importantes monastérios beneditinos não só da Espanha, como de todo o continente europeu (sua história veremos a partir do próximo post, incluindo seu maravilhoso claustro românico). A história da vila está intimamente relacionada a ele.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO atual núcleo urbano do povoado surgiu com o foro concedido à abadia em 1098 pelo rei Alfonso VI de León, permitindo a instituição religiosa povoar suas proximidades. A partir de então, os colonos estabelecidos na vila estavam sob a proteção e vassalagem do abade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA vila de Santo Domingo de Silos dependeu do monastério até 1440, quando os monges a venderam à família dos Velasco. Ou seja, de origem eclesiástica, no séc. XV passou a ser uma vila senhorial. O povoado está situado a 1000m de altitude, estando cercado por montes de pedras calcáreas. Abaixo, vemos imagens de sua praça principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa primeira foto acima, podemos ver a torre da Igreja do Monastério de Silos. Na praça encontramos também a Igreja Paroquial de San Pedro, edificada no estilo gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASanto Domingo de Silos integra a denominada Rota de El Cid, composta por lugares onde passou o herói castelhano. Em alguns pontos do povoado, podemos ver restos da antiga muralha que cercava a vila, construída no final do séc. XIII e reforçada no XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas ermitas recordam também a importância sagrada do lugar, oferecendo belas vistas da vila. As primeiras fotos do post foram tiradas do local onde situa-se a ermita abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm passeio pela vila é um complemento perfeito à visita de seu incrível monastério. Eu e minha esposa dormimos uma noite na vila, para que pudéssemos apreciar sua beleza e encanto, com calma e devida tranquilidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s