Espanha em Foco

Quando estive em Lerma, tive a oportunidade de presenciar uma excelente exposição fotográfica em sua Casa Consistorial e na Oficina de turismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADita exposição me impressionou bastante, devido não só as antigas fotografias de Espanha e de sua gente, como também pelos curiosos dados da realidade sócio-econômica do país nos últimos séculos. As fotos possibilitam uma interessante comparação em relação aos índices básicos de desenvolvimento humano da Espanha no final do séc. XIX e primeira metade do XX, e os avanços alcançados pelo país a partir de então. Cada foto oferece um comentário relacionado à imagem correspondente, que decidi traduzir, não pela dificuldade de compreensão, mas porque poderia resultar complicado de ler pelo tamanho da foto. Em 1880, por exemplo, a expectativa de vida dos espanhóis estava abaixo dos 30 anos de idade. Em 1940, era de 50 anos, no final do séc. XX, 78 anos e, atualmente, de 83 anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA taxa de fecundidade, que em 1870 era de 4.7 filhos por mulher, baixou para 2.5 em 1920 e 1.2 em 1960.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo início do séc. XX, morriam 100 mil pessoas por ano decorrentes de doenças infecciosas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAE o mesmo número era a quantidade de crianças que faleciam antes de completar um ano, de um total de 650 mil que nasciam anualmente. Em 2010, apenas 4 crianças faleciam, de cada mil nascidas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo início do séc. XX, o analfabetismo era de 63%. Entre 2005 e 2010, de apenas 2.3%.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1900, 50.8% da população viviam em municípios com menos de 5 mil habitantes e somente 13.5% em cidades com mais de 50 mil habitantes, o que demonstra o alto percentual de população rural nesta época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro dado interessante em relação a 1900 é o número de horas semanais de trabalho, 64.8 horas. No início do séc. XXI, este número decaiu para 36.1 horas/semana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs dificuldades da população em geral permaneceram elevadas no período pós Guerra Civil (1936/1939). Mais de 1 milhão de pessoas necessitavam diariamente do auxílio social para comer…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAinda assim, entre 1940 e 1946 morreram por inanição cerca de 30 mil pessoas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa segunda metade do séc. XX, os números sociais estavam longe de serem animadores. Em 1965, aproximadamente 10% da população encontrava-se na pobreza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre 1960 e 1973, mais de 1 milhão de espanhóis emigraram para outros países da Europa Ocidental.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1975, 13.2% dos lares espanhóis careciam de água corrente…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAE um pouco mais da metade (57.2%) possuíam ducha para tomar banho….

OLYMPUS DIGITAL CAMERASomente as gerações nascidas a partir de 1978 estiveram escolarizadas em sua totalidade entre os 5 e 15 anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir dos anos 80, o desenvolvimento social e econômico ocorrido graças ao incentivo do turismo e a infra estrutura de serviços criada, além da entrada na Uniao Européia, fez com que o país alcançasse níveis altos de desenvolvimento humano. O IDH (principal índice de desenvolvimento humano, que engloba os mais importantes indicadores sociais e econômicos de cada país) da Espanha em 2013 era de 0.869 pontos, colocando o país na posição de número 27 entre todos os países do mundo. Se comparamos com o Brasil, que ocupa o posto 79 com 0.744 pontos, não está nada mal, mas ainda falta muito para chegar ao topo do ranking, ocupado pela Noruega, com 0.943 pontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s