Oratório do Cavalheiro de Grácia – Madrid

O primeiro trecho da Gran Vía guarda um verdadeiro tesouro artístico-arquitetônico, o Oratório del Caballero de Grácia (original em espanhol). Esta construção foi a “culpada” pelo fato do traçado da avenida não ter sido reto nesta parte de sua extensão, pois foi desviada para preservá-lo. Felizmente, houve o bom senso de respeitar este monumento da Arquitetura Neoclássica de Madrid. A pequena igreja possui duas entradas, uma pela Gran Vía, e outra pela rua que passa detrás, denominada Caballero de Grácia. Mas quem foi ele?

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJacobo de Grattis, seu verdadeiro nome, e não como indica  a placa da rua, foi um sacerdote italiano que nasceu em Módena em 1517, e faleceu em Madrid no ano 1619, vivendo, portanto, 102 anos. Sua vida esteve cercada por muitas lendas e mistérios. O que se sabe com certeza, é que veio a Madrid durante o reinado de Felipe II, como representante do Papa Gregório XIII. O título de cavalheiro lhe foi oferecido por uma das filhas do monarca espanhol. Como era muito rico, comprou várias casas na rua que leva seu nome. Organizava festas, ocasiões em que podia satisfazer sua fama de sedutor. Em um dos imóveis, viva Dona Leonor Garcés, uma bela mulher, esposa de um fidalgo aragonês. Jacobo se apaixonou por ela e tratou de seduzi-la, sem êxito. Tentou, então, raptá-la, através de narcóticos. Quando estava ponto de cometer o abominável ato, recebeu um sinal de Deus, e imediatamente mudou seus hábitos dissolutos por uma vida religiosa. Logo depois, foi ordenado sacerdote em Roma, e regressou a Madrid em pregando sua fortuna em obras de caridade, construindo colégios para órfãos, hospitais, etc. Fundou também a Associação Eucarística de Grácia no final do séc. XVI. Em 1654, foi construído um oratório para dita associação, com o dinheiro de sua herança. No séc. XVIII, a igreja apresentava péssimas condições, e a associação encarregou ao famoso arquiteto Juan de VIllanueva sua reconstrução. A sóbria fachada da Calle Caballero de Grácia foi construída entre 1828 e 1831. Nela vemos uma representação da última ceia de Leonardo da Vinci, realizada pelo artista José Tomás.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior desta pequena igreja é realmente maravilhoso. Juan de Villanueva foi capaz de criar uma sensação de monumentalidade num espaço bastante reduzido. As magníficas colunas de estilo coríntio criam a ilusão da existência de naves laterais, que na realidade são um produto da pequena separação das colunas com o muro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo possui planta basilical com uma nave, ábside e uma incrível cúpula oval, cuja decoração foi realizada pelo pintor Zacarias González Velázquez no séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO pintor também realizou a decoração pictórica de vários retábulos, como o que representa São José com o Menino Jesus, de 1794.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a cobertura da nave e o órgão

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo altar, vemos um vitral sobre a Última Ceia elaborado pela prestigiosa Casa Maumejeán.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs restos de Jacobo de Grattis descansam no Oratório, e uma placa comemorativa assim o certifica…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFico devendo uma foto do Cristo da Agonia, escultura considerada uma obra prima do Barroco Madrilenho, que podemos admirar em seu interior. Desde a Gran Vía, vemos o ábside semicircular, guardado por um arco triunfal construído em 1991 por Javier Felduchi, que proporciona um aspecto único a este templo peculiar e, ao mesmo tempo, belíssimo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando passeamos pela Gran Vía, é difícil não reparar neste singular edifício religioso de Madrid. Recomendo que não se contentem com a impressionante fachada, pois sua visita interior nos revela uma joia neoclássica realizada por um dos grandes arquitetos espanhóis de toda sua história, Juan de Villanueva, responsável pelo projeto do Museu do Prado, da reconstrução da Praça Maior de Madrid, entre outras obras admiráveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s