Bairro de Vallecas – Madrid

Depois de implantado o Ensanche de Madrid, a cidade tinha espaço para crescer, e de fato desenvolveu-se de maneira vertiginosa. Sua população quase triplicou entre 1900 e 1950, passando de 580 mil para 1.5 milhão de habitantes. Desta forma, a capital da Espanha acabou incorporando antigos povoados, que passaram a integrar os limites da própria cidade. Um deles foi a Vila de Vallecas, hoje um bairro de Madrid, que foi anexionado em 1950. O território se dividiu em dois distritos, Ponte de Vallecas, com cerca de 230 mil habitantes e a Vila de Vallecas, com aproximadamente 100 mil, cujas imagens vemos nesta matéria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVallecas ficou conhecida por sua tradição obreira e contracultural, além de grande foco do esquerdismo, atuante principalmente durante a Ditadura de Franco, quando foi apelidada de Pequena Rússia. Ainda hoje, dá a sensação, ao percorrer as ruas do centro histórico, de estarmos num povoado do interior…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo seu centro histórico, situa-se um belo templo, a Igreja de San Pedro Advíncula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADeclarada Bem de Interesse Cultural em 1995, a igreja foi projetada por Juan de Herrera em 1600. Sua torre, porém, somente foi erguida em 1775, pelo arquiteto Ventura Rodríguez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVale a pena pegar o metrô e descer na Estação Villa de Vallecas para conhecer este pedaço agradável da cidade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo bairro encontramos também um time histórico do Futebol Espanhol, o Rayo Vallecano, fundado em 1924. O clube é um dos 4 times da Comunidade de Madrid que integram a Primeira Divisão da Liga Espanhola ( os demais são o Real Madrid, o Atlético de Madrid e o Getafe). Seu estádio localiza- se em Ponte de Vallecas (Puente de Vallecas).

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom capacidade para 15 mil espectadores, foi reconstruído em 1976 sobre um anterior estádio. No início, denominava-se “Novo Estádio de Vallecas“. Em 2004, porém, passou a chamar-se Estádio Teresa Rivero, em homenagem a primeira mulher eleita presidenta de uma equipe de futebol na história da Liga Espanhola. Durante a temporada de 2011, o letreiro com seu nome apareceu arrancado, deixando visível somente  “Campo de Futebol de Vallecas“. O Rayo Vallecano participa atualmente de sua décima oitava participação na primeira divisão, e na temporada de 2000/2001 conseguiu chegar à Copa da UEFA.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar do seus altos e baixos, o time caracteriza-se pelo alegre e ofensivo jogo que normalmente realiza, independente do adversário. Finalizo esta breve matéria, ressaltando o orgulho que seus habitantes sentem por terem nascido em Vallecas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s