Residência de Estudantes – Madrid

A matéria de hoje está dedicada a uma das instituições culturais mais importantes de Madrid do século XX, a chamada Residência dos Estudantes. Fundada em 1910 pela Junta para a Ampliação de Estudos, tanto a residência, quanto a própria associação foram produtos das ideias renovadoras da Instituición Libre de Enseñanza (Instituição Livre de Ensino), criada em 1876 por Francisco Giner de los Ríos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua filosofia estava baseada na complementação do ensino universitário, através da criação de um ambiente cultural e de convivência adequados para os estudantes. Por isso, propiciou um diálogo permanente entre os diversos campos culturais, sejam artísticos ou científicos, atuando como um centro de recepção das Vanguardas Internacionais e transformando-se num foco difusor da modernidade no país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de 1915, sua sede definitiva estabeleceu-se na Colina de los Chopos, num conjunto de edifícios modernos de inspiração neomudéjar. Até 1939, foi considerado num dos principais núcleos da modernização científica e educativa da Espanha. Em seu período inicial, acolheu a grandes personagens da cultura espanhola, entre os quais Luis Buñuel (cineasta), Salvador Dalí (pintor) e Federico García Lorca (poeta), que conviveram num mesmo momento na Residência dos Estudantes. Com esse “time” podemos imaginar o grau de intercâmbio e criação artística que se desenvolveu no lugar. Outros residentes famosos, de equivalente importância na cultura do país foram, entre outros, Miguel de Unamuno (1864/1936: filósofo, poeta e dramaturgo), Manuel de Falla (1876/1946: compositor), José Ortega y Gasset (1883/1955: filósofo e político) e Santiago Ramón y Cajal (1852/1934: médico e cientista).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA liberdade que gozavam os residentes causava admiração em todos aqueles que a visitavam. Dispunha de uma rica biblioteca, com cerca de 16 mil livros, vários laboratórios e aulas de idiomas gratuitas. Abundantes também eram os concertos realizados em suas salas, hoje transformadas em locais para conferências.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO prestígio da Residência dos Estudantes se incrementou ainda mais quando grandes nomes da cultura internacional foram convidados para realizarem exposições, dar conferências ou simplesmente comer juntos aos famosos residentes. Algumas das personalidades convidadas foram Paul Valéry, Albert Einstein, Igor Stravinsky, Marie Curie, Le Corbusier, só para citar alguns.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe importância fundamental foi o trabalho editorial realizado na instituição, pois nela foram publicadas obras de Ortega y Gasset, Miguel de Unamuno, Antonio Machado, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a Guerra Civil, as atividades na Residência dos Estudantes terminaram de forma abrupta. O edifício converteu-se em hospital durante a guerra, uma maneira de salvar suas instalações e a biblioteca. Depois, funcionou como orfanato e quartel. Durante a Ditadura de Franco, muitos dos principais professores foram forçados ao exílio. Em 1843, os livros da biblioteca foram levados a Universidade Complutense de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de 1986, os edifícios foram restaurados a fim de recuperar o velho espírito e as atividades culturais do centro. Em 2007, a Residência dos Estudantes foi declarada Patrimônio Europeu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente uma fundação privada e regida pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, dedica-se à recuperação da memória da denominada Idade de Prata da Cultura Espanhola (1868/1936), através de exposições frequentemente realizadas e atos públicos. Abaixo, finalizamos com uma foto de um dos edifícios que serviram como residência de tantos personagens capitais da Espanha do séc. XX, cujo legado perdura hoje e sempre…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s