Gijón Monumental

No meu primeiro dia em Gijón, o tempo não estava muito convidativo para aproveitar a praia, assim decidi dar uma volta e conhecer os principais pontos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPerto do meu hotel localizava-se a Igreja de San Lorenzo, que me surpreendeu por ter sido construída por Luis Bellido y González, um dos arquitetos fundamentais da passagem do séc. XIX para o XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInspirada no gótico espanhol, foi erguida entre 1896 e 1901, num inconfundível estilo histórico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO belo e cuidado jardim situado em frente da igreja embeleza ainda mais o lugar….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos monumentos mais conhecidos de Gijón é o Palácio de Revillagigedo, também denominado do Marquês de San Esteban del Mar de Natahoyo. O edifício é um exemplo da arquitetura palaciana realizada no Principado de Asturias no séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO marquês ordenou sua construção em 1704, aproveitando a existência de uma torre medieval gótica (séc. XV, situada à direita da foto).

OLYMPUS DIGITAL CAMERALogo depois da construção do palácio, a família do marquês recebeu o título de Condes de Revillagigedo. A torre da esquerda foi edificada para manter a simetria do conjunto. Seu corpo central caracteriza-se por sua abundante decoração, em contraponto com a austeridade das torres. O palácio foi declarado Bem de Interesse Cultural em 1974.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado do palácio encontra-se a Colegiata de San Juan Bautista, concluída 15 anos depois do palácio.

20150722_201944Um dos personagens históricos mais importantes do panorama cultural de Gijón foi o escritor, jurista, político e ilustrado espanhol Gaspar Melchor Jovellanos (1744-Gijón/1811-Puerto de Vega), que foi merecidamente homenageado com uma estátua.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO principal teatro da cidade também recebeu seu nome….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAReferente cultural de Gijón, o Teatro Jovellanos foi inaugurado em 1899 com o nome de Teatro Dindurra. Durante a Guerra Civil Espanhola, foi reduzido a escombros e reconstruído em 1939, já com o seu nome atual. Meu passeio pela cidade me levou à Plaza Mayor, cuja entrada está dominada por um belo edifício decorado com esgrafiados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComo normalmente ocorre nas grandes praças maiores de Espanha, em Gijón o Edifício do Ayuntamiento (prefeitura)  preside a praça, ponto de encontro dos cidadãos da cidade e de seus filhos também…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi construído em 1858 pelo arquiteto Andres Coello no estilo neoclássico. Depois de muito andar, resolvi repor as energias e para isso, nada melhor que um belo copo de vinho e uma porção de chorizo…para começar !!!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s