Universidade Laboral de Gijón

Um dia, enquanto esperava a chegada do metrô em Madrid, observei um cartaz publicitário sobre Gijón, no qual aparecia estampada um foto que me impressionou por sua grandiosidade, como um cartão postal da cidade que merecia a pena visitar. O edifício em questão era a Univeridade Laboral de Gijón, e no cartaz aparecia um letreiro comparativo do local com o Monastério del Escorial, indicando a monumentalidade do lugar. A partir de então, a cidade passou a ser meu destino principal de viagem, para poder ver de perto esta magnífica construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe fato, as grandes expectativas que tinha em relação ao lugar foram amplamente superadas, pois a Universidade Laboral de Gijón é realmente um local único. Situada a apenas 3km do centro da cidade, é considerada o maior edifício construído na Espanha, com 270 mil metros quadrados, além de ser a obra arquitetônica mais importante realizada em Asturias no séc. XX.

20150722_120537Sua construção levou 10 anos, de 1946 a 1956, e a origem de sua criação se deve a um fato trágico nos anos 40, quando ocorreu um grave acidente numa mina, provocando várias mortes. Foi então quando o subsecretário do Ministério do Trabalho, Carlos Pinilla Turiño, que esteve no funeral das vítimas, se reuniu em Gijón com um grupo de personalidades famosas da cidade com o objetivo de criar um orfanato mineiro com a intenção de ajudar as famílias afetadas no acidente, principalmente as crianças órfãs que perderam os pais em acidentes laborais nas minas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara alcançar este objetivo educacional, foi projetado um edifício que pudesse atender a 1000 alunos, contando com todas as dependências necessárias para a vida estudantil, como escola, residência para os alunos, oficinas industriais de aprendizagem, instalações esportivas e campos de cultivos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO responsável pelo projeto foi o arquiteto madrilenho Luis Moya Blanco. Durante o transcurso das obras, decidiu-se também pela fundação de uma Universidade Laboral, destinada a formação profissional dos jovens.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO ensino e a direção do centro ficaram a cargo dos jesuítas, enquanto a responsabilidade da intendência recaiu sobre a Ordem das Clarissas. Em 1978, a situação mudou, quando os próprios professores da universidade substituíram os jesuítas, finalizando-se também o convênio com as freiras. Nesta época, o centro tornou-se o maior instituto de educação secundária do país, com capacidade para mais de 3 mil alunos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante os anos 80, a tarefa para a qual foi criada deixou de realizar-se e o complexo ficou praticamente abandonado. Posteriormente, o Governo do Principado de Asturias reabilitou o edifício, recuperando algumas de suas funções originais, e constituindo a Fundação Cidade da Cultura em 2007. Atualmente, conta com uma ampla oferta de atividades culturais e várias instituições possuem sua sede no local, como a Faculdade de Comércio, Turismo e Ciências Sociais da Universidade de Oviedo. Abaixo, vemos a fachada do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA porta de entrada com a Águia de São João e os símbolos dos Reis Católicos….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERALogo depois da entrada, situa-se o átrio, um belíssimo pátio retangular composto por 10 colunas de granito, com 10m de altura cada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA20150722_113118A seguir, vemos a cafeteria da Universidade Laboral….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAPara se conhecer as dependências que conformam o conjunto são realizadas visitas guiadas, que recomendo sem dúvida nenhuma. No próximo post, veremos algumas das principais…não percam !!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s