Avilés – Principado de Asturias

Avilés foi meu segundo destino turístico na recente viagem que fiz ao Principado de Asturias. Bastante próxima a Gijón, sua população supera os 80 mil habitantes, sendo a terceira maior de Asturias, depois da própria Gijón e da capital Oviedo. Esta cidade possui um especial interesse para nós brasileiros, graças a única obra existente na Espanha projetada por Oscar Niemeyer, que em breve veremos no blog. A história de Avilés está documentada desde o ano 1085, quando o rei Alfonso VI lhe concedeu o foro, sendo designada a partir de então como uma Vila de Realengo. Como consequência, recebeu inúmeros privilégios, como a permissão de poder celebrar feiras e um mercado semanal.OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o tempo, a cidade acolheu uma classe nobre, que deixou constância de sua passagem por Avilés com vários palácios que ainda se conservam. De fato, o centro histórico da cidade é um dos mais preservados do norte da Espanha, e foi declarado Conjunto Histórico-Artístico em 1955. Em alguns lugares, por exemplo, pouco mudou como podemos observar numa foto antiga e o mesmo local atualmente, numa foto tirada por mim.

20150723_163855OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Porto de Avilés foi o responsável pela importância econômica e industrial da cidade, sobretudo devido ao comércio do sal e da indústria siderúrgica.

20150723_111835Abaixo, vemos algumas imagens atuais do porto. As fotos foram tiradas do Centro Niemeyer, que em parte podemos ver no lado direito da primeira imagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Centro Histórico de Avilés é facilmente percorrido à pé, e andar tranquilamente por suas ruas nos permite conhecer seu legado, que permanece vivo até os dias de hoje. Seu patrimônio monumental é rico e variado, englobando construções que vão desde o estilo românico até o modernismo, tanto no âmbito religioso, quanto no civil. O monumento mais antigo que se conserva é a Igreja dos Padres Franciscanos, cuja origem se remonta ao séc. XII.

20150723_164518O templo foi edificado inicialmente no Estilo Românico, como podemos observar na entrada principal acima. Posteriormente, foi alvo de ampliações nos períodos gótico e barroco. Antigamente, era conhecida como a Paróquia de San Nicolás de Bari, e foi dedicada a Santo Antônio de Pádua.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANesta igreja se encontra a tumba de Pedro Menéndez de Avilés (1519/1574), um explorador que tornou-se conhecido por ter sido o fundador da cidade mais antiga dos Estados Unidos, San Agustín, situada na Flórida. Abaixo, vemos sua portada românica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAdossada à igreja, encontra-se a Capela Funerária dos Alas, uma rica família do lugar que construiu este singelo monumento no séc. XIV, no estilo gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro templo fundamental, também erguido durante o período românico, é a Igreja do Sabugo, construída no séc. XIII num antigo povoado de pescadores com este nome, que acabou sendo incorporado à cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja foi reformada no séc. XVIII, sendo denominada também de Igreja de Santo Tomás de Canterbury. A seguir, vemos o ábside.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos grandes prazeres numa visita a Avilés é sentar em um dos inúmeros bares da cidade, provar a deliciosa sidra e comer saborosos pratos feitos de pescado. O Bar Terra Astur é um dos mais curiosos, pois podemos degustar suas delícias dentro de um tonel de sidra, literalmente…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANos próximos posts, vocês conhecerão muito mais de Avilés, uma encantadora e festiva cidade, que tive o imenso privilégio de conhecer…

Anúncios

Uma resposta em “Avilés – Principado de Asturias

  1. Me encantei com a cidade, lendo o que vc escreveu, fiz um viagem como se eu estivesse vivido nessa época!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s