Centro Histórico de Avilés – Parte 2

Continuando nosso passeio pelo Centro Histórico de Avilés, nesta segunda parte da matéria veremos outros monumentos e lugares de interesse, que converteram esta parte da cidade num dos núcleos históricos mais bem conservados do norte do país. Bem perto da Praça de Espanha se localiza a Igreja de San Francisco, que fazia parte de um antigo convento franciscano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEdificada em sua maior parte no séc. XIV, conserva em seu interior um importante arquivo paroquial que data de 1599. No final do séc. XVI se construiu um claustro adossado aos muros da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs franciscanos ocuparam o convento desde sua fundação, provavelmente no séc. XIII, até a Desamortização de Mendizábal em 1836. Em 1848, passou a ser a Paróquia de San Nicolás de Bari. Lamentavelmente, seu patrimônio artístico sofreu um duro golpe na Guerra Civil, e muitas de suas obras desapareceram ou foram queimadas. O templo foi restaurado em 1957. Possui uma fachada românica, que podemos ver na primeira foto acima, e outra gótica, que permite o acesso ao seu interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das principais construções barrocas do Principado de Asturias, o Palácio de Camposagrado foi construído no séc. XVII, e atualmente sedia a Escola Superior de Arte.

20150723_162451OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o Palácio de Balsera apresenta um estilo completamente diferente, entre o modernismo e o ecleticismo, pois é uma construção de princípio do séc. XX. Declarado Bem de Interesse Cultural em 1991, o palácio destaca por sua esbelta e carregada decoração, e hoje em dia sedia o Conservatório de Música Julián Orbón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos espaços arquitetônicos mais singulares de Avilés é a popularmente conhecida como Praça do Mercado. Na realidade, seu nome oficial é Praça dos Hermanos Orbón e sua planta simétrica e totalmente rodeada por galerias a transforma num lugar realmente excepcional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConstruída na segunda metade do séc. XIX, está cercada por estruturas de madeira e vidro que atuam como verdadeiros mirantes. Estas construções são sustentadas por colunas de ferro e o centro da praça está ocupada por um grande edifício, onde se estabeleceram os postos de vendas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAcabei me esquecendo de comentar que bem ao lado da Igreja de San Francisco encontra-se uma das fontes históricas da cidade, chamada precisamente de Caños de San Francisco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAConcluindo, Avilés possui uma grande quantidade de belos edifícios residenciais, alguns dos quais vemos abaixo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s