Cudillero – Asturias

Antes de deixar o Principado de Asturias, decidi conhecer uma típica vila costeira, tão abundantes na comunidade asturiana. O povoado escolhido foi Cudillero, um dos pueblos marinheiros mais famosos do principado.

20150724_125432Este pitoresco povoado desenvolveu-se nas ladeiras empinadas de 3 montes que circundam a região. Na realidade, Cudillero é hoje em dia um pequeno porto pesqueiro que atrai uma grande quantidade de turistas por seu caráter original e suas belas paisagens. No entanto, no passado chegou a possuir uma das frotas mais numerosas de Asturias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASua existência está documentada desde o séc. XIII, e o povoado nasceu e cresceu em torno à atividade da pesca. Num passeio por suas ruas comprovamos este fato nos detalhes e na própria decoração de suas casas e estabelecimentos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs habitantes de Cudillero são conhecidos como “pixuetos“, palavra originária do latim piscis, que significa peixe…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm minha visita ao povoado, tive a oportunidade de admirar uma curiosa exposição sobre os Hórreos e as Paneras, estas tradicionais construções, cujo significado e função vimos no post sobre o Museu do Pueblo de Asturias de Gijón, publicado no dia 1/9/2015. O interessante é que os objetos expostos foram feitos com rolhas de garrafas de sidra. Abaixo, vemos inicialmente os hórreos, com 4 suportes, e em seguida as paneras, com 6.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA zona onde se localiza a vila de Cudillero está repleta de belas praias e alcantilados. Infelizmente não pude conhecê-los, pois para tanto é necessário um carro, que no momento não dispunha…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm complemento perfeito à visita é provar a deliciosa gastronomia local, evidentemente feita a base de pescado. Ao mesmo tempo, admirar sua tradicional arquitetura em singelas construções…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s