El Ruedo – Madrid

Quando passamos de carro pela M30, uma das vias de circunvalaçao de Madrid, notamos imediatamente uma enorme construção, que mais parece um coliseu romano. Trata-se do Conjunto Residencial El Ruedo, uma das obras mais polêmicas realizadas na cidade no final do séc. XX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA finalidade de sua construção era alojar os últimos habitantes de uma favela conhecida como “Poço do Tio Raimundo”. A Prefeitura de Madrid realizou um restrito concurso, no qual era obrigatório o preenchimento de determinados requisitos para o projeto. O único arquiteto que conseguiu realizá-lo foi Saénz de Oiza, e o complexo residencial iniciou-se em 1986, sendo finalizado quatro anos depois. O projeto previa a edificação de um conjunto de apartamentos com 600m de comprimento e 8 andares, de forma curva e enroscado sobre si mesmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua forma proporciona uma indiscutível sensação de isolamento e proteção, como se fosse uma grande muralha. Por sua tipologia, muitos críticos o compararam com uma prisão. De fato, foi batizado por alguns como “A Prisão da M30”. O problema de seu isolamento interior era que a proteção oferecida contra as hostilidades exteriores contribuiu para seu caráter de gueto. O desenho unitário do El Ruedo gera uma espécie de microcosmos no interior do espaço.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutra crítica que recebeu dizia respeito ao seu formato espiral, com escassas aberturas em sua fachada exterior. Na realidade, o propósito desta medida era evitar os ruídos e a contaminação proveniente da estrada que se situa ao lado. A fachada interna do complexo foi decorada com motivos geométricos com cores vivas, criando um ambiente, como mínimo, curioso e original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO conjunto residencial possui 346 apartamentos de 2,3 e 4 dormitórios, sendo que estes últimos são duplex. Uma grande área recreativa, além de locais comerciais e um estacionamento subterrâneo com 198 vagas, completam suas instalações.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANas partes mais próximas à estrada foram colocadas as áreas de serviço, e as partes habitáveis de cada apartamento foram dispostas em torno ao grande pátio interno do conjunto residencial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “El Ruedo – Madrid

  1. Procuro o mausoleo do Gran Mestre da Ordem de Calatrava que se chamava Pedro Giron, teria sido sepultado em Almagro, neste mausoleo haveria uma estátua do mesmo, deitado, com as vestes da Ordem, com cabelo bem curto…….estou escrevendo sobre este personagem, pois fazem parte de minha história familiar. Ficaria muito contente em localizar este mausoleo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s