Casa de Campo – Madrid

Nos finais de semana, milhares de pessoas em Madrid aproveitam o tempo livre para passear, praticar esportes e curtir a natureza na Casa de Campo, o maior parque público da cidade. Localizado na zona oeste de Madrid, sua superfície é 5 vezes maior que o Central Park de Nova York.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMas nem sempre a Casa de Campo foi uma das mais populares zonas de ócio dos madrilenhos, pois durante séculos foi propriedade histórica dos reis espanhóis. O parque tornou-se público somente com a proclamação da Segunda República Espanhola, em 1931. No início, esta área pertencia a família dos Vargas, conhecida como sua casa de campo. Diego de Vargas foi um funcionário dos Reis Católicos e os terrenos foram herdados por seu filho Francisco de Vargas, que ordenou a construção de um palacete em 1519. Em 1562, o monarca Felipe II comprou a casa e os terrenos circundantes, transformando-o num local para a caça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir de então, a Casa de Campo passou a integrar os denominados Reales Sítios da Coroa Espanhola, como o Monastério do Escorial, o Parque do Retiro, a Vila de Aranjuez, etc. O palacete, embora não muito grande, estava ricamente decorado. Em frente a uma de suas fachadas, se construiu um jardim concebido geometricamente, com várias fontes e esculturas, além de grutas artificiais que ainda existem, mas que não estão abertas ao público devido ao seu péssimo estado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO rei Felipe II tinha o costume de colecionar animais selvagens, convertendo o local numa verdadeira “Casa de Feras”, como disseram vários viajantes que visitaram a cidade na época. Em 1563, foram construídos lagos de diversas dimensões para acolher aves aquáticas. Além de um lugar para o entretenimento dos reis, serviam também como depósito de água para regar os jardins. O maior deles acabou transformando-se, no séc. XIX, no atual lago da Casa de Campo, e os demais foram secados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o reinado de Felipe III, o aspecto lúdico deixa de ser a única finalidade da Casa de Campo. Além de local de recreio e caça, parte dos terrenos são dedicados ao cultivo e à criação de gado, aves e peixes, passando a ter independência econômica como resultado destas atividades. Neste período se instala a famosa estátua equestre do rei Felipe III, realizada pelo escultor italiano Pietro Tacca, esculpida em Florença e trazida a Madrid em 1616.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1848, durante o reinado de Isabel II, a estátua foi removida da Casa de Campo e levada para a Praça Maior de Madrid, onde até hoje permanece.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá durante o reinado dos reis da Dinastia dos Bourbones, Fernando VI amplia os limites da Casa do Campo, unindo-a com o também Real Sítio do Pardo, situado em sua proximidade. Desta forma, a Casa de Campo se transformou numa das maiores áreas de caça de todo o continente europeu. Com Carlos III, se constrói a Ponte de la Culebra, talvez o elemento arquitetônico mais importante que se conserva no atual parque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta histórica ponte de Madrid foi construída pelo arquiteto real de Carlos III, Francisco Sabatini, em 1782. O nome da estrutura está relacionado com seu serpenteante formato,como podemos ver. Sua pequena largura impedia a passagem de carruagens, sendo usada somente para pedestres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANesta época, se deu o auge produtivo da Casa de Campo. No séc. XIX, foi utilizado pelos franceses como local de acampamento durante a Guerra da Independência, causando prejuízos para os edifícios, bosques e jardins existentes. Em seus limites, haviam várias igrejas e ermitas que foram destruídas com o tempo, e poucas se conservam atualmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo século passado, a Casa de Campo mais uma vez tornou-se vítima de conflitos bélicos, desta vez com a Guerra Civil Espanhola (1936/1939). Durante todo o período, foi frente de batalha, sendo ainda hoje visível os restos de trincheiras utilizados na contenda. A vegetação original do parque consistia de uma espécie de árvore denominada Encinar. Desde o momento em que se tornou propriedade real, foi enriquecido com outras espécies vegetais, como Álamos, Chopos, Robles e Ciprestes. Podemos, inclusive, admirar um exemplar do Madroño, árvore símbolo da cidade e que aparece no Escudo de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuanto à fauna, a Casa de Campo está habitada por 133 espécies de vertebrados, das quais 17 são de aves, 20 de mamíferos e 14 de répteis. Entre os mamíferos, podemos ver coelhos, lebres, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s