As Muralhas de Burgos – Parte 2

A Muralha de Burgos possui um formato poligonal e alargada, junto com o cerro onde se situa o castelo. Os restos mais importantes conservados correspondem ao lado noroeste e nordeste, por estarem mais distante do centro da cidade. Isso porque a parte da cerca que dá para o Rio Arlanzón foi derrubada para a criação do Paseo del Espolón, que em breve veremos no blog. Muitas das antigas portas de acesso que compunham a muralha ainda se conservam, e nesta matéria poderemos conhecer as principais delas. A Porta da Judería, por exemplo, era o passo obrigatório daqueles que queriam chegar ao antigo bairro judeu, bem como ao bairro dos mouros, conhecido como a Morería.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta porta está localizada no Paseo de los Cubos, que vimos na matéria anterior. Outras foram devidamente restauradas, oferecendo atualmente todos seus detalhes arquitetônicos. Pela Porta de San Martín entravam os reis quando chegavam a Burgos, depois do juramento em manter os foros, liberdades e privilégios da cidade, até o séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor ela saíam os peregrinos que deixavam a cidade rumo a Santiago de Compostela, ainda bastante distante de Burgos. A Porta de San Martín foi construída no séc. XIV no estilo mudéjar, com sua característica combinação de pedra e tijolo e os Arcos de Ferradura que a compõem. Em suas imediações, se encontrava a desaparecida Igreja de San Martín, cuja titulação deu nome à porta.

20150727_103729A Porta de San Esteban é ainda mais antiga, pois formava parte do conjunto de muralhas construídos durante o reinado de Alfonso X no séc. XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém de estilo mudéjar e composto por Arcos de Ferradura, desta porta se conhece inclusive seu construtor, um mestre mouro chamado Mahomed.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJá a Porta de San Gil, que permite o acesso a igreja de mesmo nome, foi profundamente modificada nos séc. XVI e XVIII. Nela podemos apreciar o escudo da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos monumentos mais conhecidos de Burgos é justamente uma porta, conhecida como Arco de Santa María.

20150725_174931Esta maravilhosa porta de acesso ao centro histórico da cidade conduz diretamente à Catedral de Santa María de Burgos. Edificada a modo de arco triunfal, foi erguida para celebrar a chegada do monarca Carlos I, entre 1533 e 1536, cuja representação vemos no centro da mesma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA porta está decorada com um amplo conjunto de esculturas que retratam personagens históricos de Burgos. Se a parte externa foi construída na estética renascentista, seu interior é gótico, e se pode visitar. Em suas salas, se reuniam o Conselho de Burgos, e se exibem objetos e pinturas de grande valor, mas as fotos não estão permitidas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s