Museu da Evolução Humana – Burgos

O Museu da Evolução Humana é uma construção emblemática da arquitetura contemporânea da cidade de Burgos. Conhecido pela sigla MEH, está localizado no local onde antigamente se erguia o Convento de San Pablo, pertencente a Ordem Dominicana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde sua inauguração em 2010, tornou-se o museu mais visitado da Comunidade de Castilla y León, estando também entre os que maior número de visitantes recebe de toda Espanha. Arquitetonicamente, o museu ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, e foi projetado pelo arquiteto Juan Navarro Baldeweg.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua criação esteve vinculado à necessidade de conservar e divulgar os restos encontrados na Serra de Atapuerca. O Museu da Evolução Humana constitui um referente a nível internacional em relação ao processo evolutivo dos seres humanos em seus aspectos biológicos, ecológicos e culturais, que foram abordados numa sequência cronológica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO acesso ao museu se dá por uma rampa situada no ajardinado Paseo de Atapuerca, uma agradável zona que permite um contato próximo com o Rio Arlanzón. As visitas da cidade são belíssimas, e podemos ver até a Catedral de Burgos.

20150727_151814Em suas fachadas laterais, o edifício possui uma estrutura metálica de cor vermelha que acabou tornando-se um símbolo do próprio museu.

20150727_151602A construção impressiona por suas grandes dimensões, estando recoberto em sua maior parte por cristal. Este material favorece a intensa luminosidade do interior, oferecendo também uma maior sensação de amplitude e um menor gasto energético.

20150725_15494620150725_164503O formato do interior do museu recria a geografia da Serra de Atapuerca, e sua importância arqueológica pode ser conhecida através dos painéis explicativos e dos muitos achados encontrados na região.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma parte fundamental do museu está dedicado a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, e podemos ver uma reprodução do barco HMS Beagle, utilizado pelo cientista britânico em sua viagem pelos mares do mundo, quando então visitou as Ilhas Galápagos, lugar essencial na formação de sua teoria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARealizaram também uma réplica em tamanho natural do gabinete usado em suas expedições pelo cientista, mas a foto que tirei não ficou nada boa. Várias reproduções realizadas pela escultora francesa Elisabeth Daynés referentes aos antepassados da raça humana ilustram nosso processo evolutivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADentro do museu foram recriados vários ecossistemas terrestres, bem como animais que já foram extintos, como o Tigre da Tasmânia, uma espécie encontrada na Austrália, Nova Guiné e na Ilha de Tasmânia, que sofreu uma perseguição implacável por atacar as ovelhas, fato que acabou levando ao seu desaparecimento. Quem sabe algum dia possamos recriá-lo através da informação genética conservada em suas peles…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma visita ao museu é uma excelente maneira de compreender nosso passado biológico e as distintas formas de vida existentes, através de modernas instalações e avançados métodos de exposição, além de conhecer o passado cultural de nossa espécie.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADessa forma, o museu consegue integrar os mais variados campos científicos, e assim conseguimos estabelecer uma relação entre o homem e os demais seres vivos, dois quais depende sua própria sobrevivência.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA“A melhor prova da origem comum dos seres vivos é a existência de um único código genético”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s