Ministério del Aire – Madrid

Na movimentada Plaza de Moncloa ergue-se solene e imponente o Edifício do Ministério del Aire, correspondente ao Ministério da Aeronáutica no Brasil (o termo aeronáutica é utilizado na Espanha principalmente em relação a aviação civil).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça é dominada pelas grandes dimensões desta construção. Antigamente, no mesmo local se encontrava a Prisão Modelo, construída pelo rei Alfonso XII em 1883. Depois de finalizada a Guerra Civil em 1939, a prisão foi derrubada, e o espaço que se abriu foi usado para a construção do Quartel General del Aire (Quartel Geral do Ar, em tradução livre…).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi projetado pelo arquiteto Luis Gutiérrez Soto em 1951. Sua simetria, horizontalidade e proporção foram inspiradas no Monastério de El Escorial, um referente da arquitetura renascentista espanhola do séc. XVI, realizado por Juan de Herrera. Por este motivo, o Edifício do Ministério del Aire é um exemplo da denominada arquitetura Escorialense ou Herreriana, em que a austeridade decorativa é uma de suas principais características. Não por acaso, este edifício foi apelidado de “El Monastério del Aire”…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPossui uma planta retangular com torres nas esquinas, além de 3 pátios interiores. Abaixo, vemos uma panorâmica do edifício numa foto tirada desde o Faro de Moncloa, que vimos na matéria anterior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm frente a fachada principal, um avião C-101 serve como tributo ao espírito dos grandes personagens da Aviação Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das maiores façanhas da Aviação Espanhola foi protagonizada em 1926, quando 4 militares realizaram um voo de 10 mil quilômetros entre  Espanha e  Argentina a bordo de um hidroavião, batizado de Plus Ultra. Este sucesso supôs a integração do país com o continente americano, e teve uma grande repercussão internacional na época. Foram recebidos com enorme entusiasmo em Buenos Aires, depois do trajeto realizado. O rei Alfonso XIII ofereceu de presente o hidroavião ao governo argentino, e atualmente ele pode ser visto no Museu de Luján. Do outro lado da rua, em frente ao Edifício do Ministério del Aire, um monumento celebra este acontecimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s