Edifício do Senado – Madrid

A Espanha é, no plano político, uma monarquia parlamentarista. Possui um chefe de estado, representado pelo rei, atualmente Felipe VI, que exerce também a função de chefe das Forças Armadas, razão pela qual muitas vezes aparece vestido com o uniforme militar. O chefe de governo é o presidente da nação, Mariano Rajoy, pertencente ao Partido Popular. O povo é representado pelas Cortes Generales, formada pelo Congresso dos Deputados, denominado de Câmara Baja, e o Senado, a Câmara Alta. No post de hoje conheceremos o Edifício do Senado, situado na capital do país, Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Senado situa-se na Plaza de la Marina Española, quase em frente ao Palácio Real. No local, antigamente existiu o Colégio de la Encarnación, regido pela Ordem dos Agustinos Calçados. Era mais conhecido pelo nome de Colégio de D.María de Aragón, por sua fundadora, D.María Fernández de Córdoba y Aragón, dama da rainha Ana de Áustria. Esta instituição foi fundada em 1581 durante o reinado de Felipe II, sendo considerada um dos primeiros centros universitários existentes em Madrid. Sua igreja continha várias obras de El Greco, que atualmente podemos ver no Museu do Prado. As Cortes somente foram trazidas à capital depois da promulgação da Constituição de Cádiz, de 1812. Dois anos depois, foram instaladas na igreja do antigo colégio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1834, se instala o Regime Parlamentar na Espanha, logo depois da morte do rei Fernando VII. Onze anos depois, o edifício foi reformado com a fachada neoclássica que vemos atualmente. O Senado ocupa o edifício desde 1835 até 1923, quando a ditadura de Primo de Rivera dissolveu o senado, sendo substituído pela Assembléia Nacional Consultiva. Durante a época franquista, o edifício passou a ser a sede do Conselho Nacional de Movimento. Com o final da Ditadura de Franco, o Senado volta a estabelecer-se no local, e junto com o Congresso dos Deputados redigem a Constituição de 1978. Finalmente, em 1987, o edifício é ampliado com dependências anexas, que dá para a Calle Bailén.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a diferença arquitetônica entre os dois edifícios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm frente ao edifício antigo foi colocado um monumento ao político Antonio Cánovas del Castillo, nascido em Málaga em 1828.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACánovas del Castillo foi Governador de Cádiz, Ministro e fundador do Partido Conservador. Em 1897, morreu assassinado por um anarquista italiano. Na base do monumento, uma inscrição demonstra a gratidão do povo espanhol a este importante personagem da vida política do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Câmara Alta está composta por 264 senadores, eleitos de forma direta (4 por cada província espanhola) como também pelo número de habitantes de cada província. No próximo post conheceremos o belo edifício do Congresso dos Deputados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s