Bílbilis Romana- Parte 2

Na matéria de hoje, veremos alguns aspectos relacionados às manifestações artísticas produzidas na antiga cidade celtíbera-romana de Bílbilis, que podemos encontrar no Museu de Calatayud, bem como alguns dos principais monumentos do local. O Fórum, por exemplo, foi construído durante o reinado de Augusto e finalizado no de Tibério. Considerado o centro social e político das cidades romanas, nele se localizam os principais edifícios públicos do espaço urbano, além de ser um símbolo de poder e da cultura romana. No caso de Bílbilis, foi edificado no alto de um cerro, de modo que fosse visível desde a calçada romana que interligava Caesaraugusta (atual Zaragoza) com Emérita Augusta (atual Mérida). Abaixo, vemos uma foto onde se situava o foro nas ruínas de Bílbilis e sua representação idealizada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm edifício imprescindível em qualquer urbe romana é o Teatro, um dos principais locais de divertimento da população. O Teatro de Bílbilis possuía um caráter comarcal, pois sua capacidade de 4500 espectadores era superior ao número de habitantes da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABílbilis contava também com as habituais termas (construídas no séc. I dC), um local utilizado não só como zona de ócio, como também de encontro social. As esculturas adornavam os principais edifícios, e algumas que foram recuperadas representavam a retratos de imperadores, como vimos no post anterior. No Museu de Calatayud, podemos admirar outras obras escultóricas encontradas em Bílbilis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs grandes edifícios se complementavam com uma rica ornamentação,  principalmente com capitéis jônicos (primeira foto abaixo) e coríntios (segunda foto), feitos em pedra calcária.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs muros, tanto dos edifícios, quanto das casas de famílias mais favorecidas economicamente, estavam decorados com pinturas ao fresco ou placas de mármore, em muitos casos importadas da Itália, Grécia, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas conservadas possuem uma extraordinária riqueza e variedade de cenas. O estado de conservação é excelente, e a maioria se inserem dentro do estilo das pinturas encontradas em Pompéia. Abaixo, vemos as pinturas que decoravam as paredes de um cubiculum, um dormitório de uma casa romana, datadas em 50 aC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos a representação de um pavão real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO solo era embelezado com mosaicos

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO latim foi utilizado como um meio para transmitir e unificar a cultura romana através dos povos conquistados. Em Bílbilis, sua presença se manifesta de diversas formas, como nos escritos do poeta Marco Valério Marcial, nas inscrições monumentais de mármore encontradas no Fórum e nos túmulos de seus habitantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA inscrição acima, traduzida, diz: “Aqui jaz Lucio Cornelio Samio, liberto de Filomuso, natural de Aquae (atual cidade de Alhama de Aragón)”. O latim também foi empregado nas inscrições realizadas em moedas, através das quais foi possível conhecer os nomes dos magistrados da cidade. Junto ao latim, generalizado desde a época de Augusto, apareceram letras e elementos gráficos da língua ibérica em objetos cotidianos e nos materiais de construção, indicando a sobrevivência do idioma e dos costumes indígenas, que paulatinamente foram desaparecendo. Alguns elementos de culto privado, encontrado nas casas, nos permitem conhecer alguns ritos religiosos, como vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa foto acima, na parte superior esquerda, aparece a figura de Hércules, feita em bronze. Ao lado, uma pequena estátua de uma divindade oriental. Peças de cerâmica representam figuras femininas (Vênus?) e masculinas. Na parte inferior esquerda, vemos um caduceu, que portava a imagem de Mercúrio, também realizada em bronze. Com a desintegração do Império Romano, alguns séculos passaram até a chegada dos árabes no séc. VIII, que finalmente fundaram a cidade de Calatayud, com a construção de um imponente recinto defensivo, cuja história veremos no próximo post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s