Castelo de Ayub – Calatayud

Poucos anos depois da invasão muçulmana da Península Ibérica  (ano 711), os árabes se assentaram na atual Comunidade de Aragón, onde construíram um dos recintos fortificados mais importantes da península. O Castelo de Ayub, como foi denominado, deu origem ao nome da nova cidade fundada ao redor da fortaleza, Calatayud.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAErguido na parte mais elevada da cidade, o Castelo de Ayub é considerado um dos recintos defensivos de época muçulmana mais antigos que se conservam, não só da Península Ibérica, como de todo o mundo islâmico.

20150813_094122Este castelo se encontra em seu estado puro, sem qualquer tipo de restauração, ainda que esteja deteriorado devido a própria erosão dos materiais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte mais antiga está formada por duas torres octogonais e o muro que as une.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo final do séc. IX, durante o governo do quarto emir de Córdoba, Muhammad I, o recinto foi ampliado, alcançando um perímetro de 4 km e unido por muralhas de até 15m de altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do Castelo de Ayub, o mais importante por sua estratégica posição e tamanho, foram construídos outros 4 castelos: do Reloj (relógio), de Doña Martina, de la Peña e da Torre Mocha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO sistema defensivo acabaria sendo constantemente refortificado em épocas posteriores, em virtude das guerras civis que assolaram o reino na Idade Média, como por exemplo, no séc. XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA20150813_091928As vistas da cidade de Calatayud desde o Castelo de Ayub são formidáveis, devido à sua localização no alto do cerro que cerca a mesma. No próximo post, faremos um passeio pelas ruas e praças desta cidade aragonesa, descobrindo seus encantos e principais pontos de interesse.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s