O Rastro de Madrid

Quando falamos no Rastro de Madrid imediatamente nos vem a cabeça o famoso mercado de antiguidades que se celebra na cidade todos os domingos desde séculos. Na realidade, o nome se refere a zona onde se localiza o mercado que, junto com Lavapiés (matéria de vários posts publicados entre 29/5 e 4/6/2015), conformam o Bairro de Embajadores. O Rastro comparte com Lavapiés muitas semelhanças. Ambas zonas são conhecidas como os bairros baixos de Madrid, tanto pela localização, pois situam-se em terrenos que descem em direção ao Rio Manzanares, quanto pelo escasso nível de vida de seus cidadãos, historicamente falando. Sua geografia determina o desnível das ruas, e algumas delas possuem nomes curiosos, como a que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Bairro de Embajadores foi o primeiro local de Madrid onde foram instaladas as indústrias no séc. XV, fator que atraiu uma grande quantidade de mão de obra formada por imigrantes que se assentaram tanto no Rastro, quanto em Lavapiés. O chamado Matadouro do Rastro, o primeiro a ser construído na cidade, acabou dando o nome à zona, pois quando os animais eram degolados e eram transportados pelas ruas da região, deixavam um rastro de sangue por onde passavam. Localizava-se na atual Plaza del Cascoro, conhecida sempre como a Plaza del Rastro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça recebeu este nome em 1941, uma homenagem a um herói espanhol chamado Eloy Gonzalo, que teve uma participação importante na guerra contra Cuba. Ao chegar a um local denominado Cascorro, foi ao encontro dos rebeldes que se encontravam num casarão. Com uma lata de petróleo e uma tocha, atou fogo à casa e devido aos ferimentos que recebeu, veio a falecer em 1897, pouco tempo depois do acontecimento. Em 1902, o rei Alfonso XIII inaugurou um monumento em sua lembrança, obra do escultor Aniceto Marinas, que preside a praça.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Plaza del Cascoro foi pintado um belo mural onde se pode apreciar a vida do bairro, seus bares, mercados e sua gente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, uma antiga foto da Plaza del Cascorro….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA criação do velho matadouro foi uma medida sanitária e de controlo fiscal aos lugares que não estavam autorizados, proibindo-lhes o sacrifícios do gado. Depois de ser nomeada capital da Espanha, o grande crescimento de Madrid fez com que fossem construídos outros matadouros no séc. XVI, como o do Cerrillo del Rastro, que se situava onde hoje se encontra a Plaza Vara del Rey, praticamente ao lado da Plaza del Cascorro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutros matadouros foram criados, como o da Puerta de Toledo, e tanto este quanto o do Cerrillo del Rastro foram destruídos quase que simultaneamente com a construção do grande Matadouro Municipal de Legazpi em 1928, hoje em dia um interessantíssimo centro cultural (post publicado em 27/9/2013).

OLYMPUS DIGITAL CAMERADescendo a Plaza del Cascorro nos encontramos com a Calle Ribera de los Curtidores, assim chamada porque nela se instalaram as indústrias artesanais onde se curtiam as peles dos animais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAinda hoje, podemos ver muitas lojas que trabalham com artigos de couro nesta rua.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pessoas que se encarregavam de trazer o gado ao rastro e vender sua carne eram conhecidas como Rastreros. Próximo ao rastro se instalaram os Candeleros, aqueles que fabricavam velas com a gordura dos animais. Na Ribera de los Curtidores também foram abertas fábricas que produzem cordas de violão feitas com tripas de animais. Outros artesãos que realizavam objetos variados com as peles dos animais, caso dos maleteros, encadernadores, etc, encontraram no bairro o local perfeito para seu trabalho. A seguir, vemos outra foto da Ribera de los Curtidores, onde se nota o desnível da rua.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOlhando a foto acima, não podemos imaginar a grande quantidade de pessoas que se reúnem nesta rua e em suas imediações durante o Mercado do Rastro, que acontece todos os domingos pela manha (consegui tirar a foto abaixo nu momento mais light…).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s