Praça de Jacinto Benavente – Madrid

A matéria de hoje está dedicada a Praça de Jacinto Benavente, situada bem no centro de Madrid, próxima a Puerta del Sol. O local homenageia o escritor e dramaturgo Jacinto Benavente (1866/1954), autor de mais de 100 obras e laureado com o Prêmio Nobel em 1922.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa cidade, existe um monumento que recorda o escritor, mas que não se encontra na praça, e sim no Parque do Retiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça foi aberta na década de 20 do século passado, com a demolição de várias casas. Atualmente, é um local bastante movimentado, e caracteriza-se pela variedade de estilos de seus edifícios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a chegada do inverno, os bares da praça começaram a colocar mantas nas terraças para aliviar o frio, de modo que os clientes possam estar mais confortáveis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlgumas estátuas lembram o indispensável trabalho dos funcionários municipais, como os varredores de ruas. Curiosamente, um artista resolveu acompanhar a solitária estátua, e resulta complicado saber quem é quem…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local onde se localiza a praça possui um importante significado histórico, graças a alguns dos edifícios que nela encontramos, como também pelas construções desaparecidas, caso do Convento de la Santíssima Trinidad. Um dos maiores monastérios de Madrid, foi fundado pelo rei Felipe II em 1562. Destacava-se por sua arquitetura renascentista e seu precioso claustro. Depois da Desamortização de Mendizábal de 1836, o convento foi fechado e em 1847  destinado como Museu Nacional de Escultura e Pintura, conhecido popularmente como Museu de la Trinidad. Lamentavelmente, em 1897 o edifício foi derrubado e seu importante acervo artístico hoje em dia pertence ao Museu do Prado. No solar onde antes ocupava o convento foi construído um dos teatros mais conhecidos da cidade, o Calderón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Teatro Calderón foi erguido em 1917 pelo arquiteto Eduardo Sánchez Eznarriaga num belíssimo estilo eclético.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente, chamava-se Teatro Odeón e depois passou a denominar-se Teatro do Centro. A partir de 1927, recebeu o nome que ostenta atualmente. Recentemente foi pintado, e agora podemos admirar seus elementos decorativos e suas formas arquitetônicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos edifícios mais importantes da capital, desde o ponto de vista econômico, situa-se na Praça de Jacinto Benavente. Atualmente ocupado por um órgão municipal, historicamente é conhecido como a Casa dos 5 Grêmios Maiores. De forma resumida, esta associação estava formada pelos comerciantes de joias, sedas, panos e produtos  de luxo destinados a elite social e a corte. A partir de 1667, se reuniram para a defesa de seus interesses, constituindo os Grêmios Maiores, que alcançaram a maior atividade comercial de sua época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMantinham o monopólio de importação, produção e distribuição de seus produtos, sendo considerada a primeira instituição pré capitalista e mercantilista de todo o mundo. Em 1763, transformou-se na Companhia Geral do Comércio, com o objetivo de negociar com todos os países, contando com o indispensável apoio da monarquia. Em 1788, o arquiteto José de la Ballina projetou o edifício para a sede da companhia no estilo neoclássico, que se conserva perfeitamente. Com o liberalismo no séc. XIX, entrou em decadência, e a partir de 1845 limitou-se a fabricação e venda de tecidos de seda e lã com o nome de Sociedade Fabril e Comercial dos Grêmios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO imóvel foi então adquirido pelo Banco de Isabel II, que posteriormente se juntou com o Banco de San Fernando, fato que possibilitou a criação, em 1874, do Banco de Espanha. Sua primeira sede foi justamente neste edifício, antes de ser levado para sua localização atual, na Praça de Cibeles (ver post publicado em 7/2/2012). Finalizamos o post com uma cruz que preside a entrada da Praça de Jacinto Benavente com a representação do Apóstolo Santiago, padroeiro da Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

2 respostas em “Praça de Jacinto Benavente – Madrid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s