Edifício da Telefônica – Madrid

A capital de Espanha passou a ter telefones a partir de 1885, com a criação da Sociedade Telefônica de Madrid, uma empresa privada, cuja sede encontrava-se na Calle Mayor, junto a Puerta del Sol. Essa companhia foi a predecessora da futura Companhia Telefônica Nacional da Espanha, que inicialmente possuía um capital americano proveniente da International Telephone and Telegraph (ITT). A empresa foi criada em 1924, e sua monumental sede foi construída em plena Gran Vía entre 1926 e 1929, numa época em que a construção da grande avenida estava longe de dar-se por finalizada.

DSC08737O projeto construtivo deste que é um dos edifícios mais emblemáticos da Gran Vía envolveu a colaboração de arquitetos americanos e espanhóis, entre os quais Luis Ignacio de Cárdenas. Sua construção deveria simbolizar a importância e poder da empresa, e de fato o objetivo foi conquistado, pois o Edifício da Telefônica tornou-se um dos primeiros arranhas céus da Europa e o primeiro em ser construído na Espanha. Com 90m de altura e 15 andares de pé direito alto, atualmente ocupa apenas a décima sexta posição dos maiores edifícios da cidade, mas na época representou um grande êxito arquitetônico. Sua composição reflete os princípios da denominada Escola de Chicago, aliada com uma decoração inspirada no Barroco Madrilenho, principalmente do renomado arquiteto Pedro de Ribera, como podemos ver sem sua fachada principal, que recorda os Palácios de Madrid do séc. XVIII executados por este grande arquiteto (ver matéria publicada em 23 e 24/6/2015).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício nasceu como uma central telefônica, composto tanto pelos equipamentos industriais da rede de telecomunicações, quanto oficinas e vestíbulos de atendimento aos clientes que mostravam a riqueza da empresa proprietária. Na parte superior da fachada foi colocado o Escudo de Espanha e no alto uma torre, cuja função original era de depósito de água, com capacidade para 45 mil litros. No centro da torre, vemos um relógio que quando começa a anoitecer recebe uma bela iluminação azul.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1928, antes que estivesse terminado, o rei Alfonso XIII realizou no edifício a primeira chamada transoceânica com o presidente dos Estados Unidos. Em 1930, trabalhavam no edifício 1800 funcionários, entre operadores, guardas, funcionários responsáveis pelas conexões telefônicas, atendimento ao público, etc. Nesta época, a incorporação da mulher no mercado de trabalho era escassa, e o grande número de mulheres trabalhadoras da companhia proporcionou uma imagem de modernidade para a empresa, que acabou se estendendo por toda a Gran Vía. Abaixo, vemos algumas imagens de sua construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANesta outra foto, vemos uma ampla imagem de Madrid, com o Edifício da Telefônica no alto, ainda inacabado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Guerra Civil, o edifício tornou-se um alvo prioritário por sua importância vital relacionada com as comunicações, e também por sua altura, um excelente ponto de observação. Apesar de ter sido bombardeado pelos motivos mencionados e por encontrar-se próximo das frentes de batalha, não sofreu colapso em sua estrutura. Seu interior foi utilizado como refúgio durante os ataques à cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de terminada a guerra, nele foi instalado pelo novo governo a Oficina de Censura da Imprensa. Desde a sede da companhia foram transmitidas também crônicas de grandes escritores, como Ernest Hemingway e Antoine de Saint Exupéry. Em 1945, a companhia foi nacionalizada e o estado espanhol passou a ter o controle exclusivo da mesma. Abaixo, vemos uma foto do interior do edifício.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1992, o rei Juan Carlos I reinaugurou o edifício, com as reformas realizadas para acolher nos 4 primeiros andares um novo espaço cultural, a Fundação Telefônica, que exibe o Museu das Telecomunicações e diversas exposições temporárias, e merece ser conhecido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, veremos alguns dos curiosos e interessantes objetos do museu, alguns dos quais certamente muitos de vocês recordarão…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s